Lavanderia

O que é tecido sintético e quais suas diferenças de cuidado em relação ao natural

Tecidos sintéticos devem ser lavados separadamente e, de preferência, com produtos neutros
Tecidos sintéticos devem ser lavados separadamente e, de preferência, com produtos neutros

Consumir roupas de tecido sintético é um hábito cada vez mais comum atualmente. Afinal, além de ter um baixo custo de produção, esse tipo de tecido está presente na maioria das peças da moda fitness, confeccionadas quase que 100% a partir de fibras "não-naturais".

O que nem todo mundo sabe é que o tecido sintético precisa de cuidados diferentes em relação ao natural. Para que você possa cuidar das suas roupas do jeito certo, nós separamos algumas dicas fundamentais de lavanderia e explicamos, para não restar dúvidas na hora de diferenciar os itens, o que é tecido sintético. Dá uma olhada na matéria!

Poliamida, poliéster, nylon, laicra e viscose são alguns exemplos de tecidos sintéticos

Extremamente maleável e difícil de amassar, o tecido sintético consiste em qualquer tipo de roupa produzida 100% a partir de fibras artificiais (ou sintéticas). Peças de poliamida, poliéster, nylon (ou náilon), laicra e viscose, por exemplo, costumam ser confeccionadas com esse tipo de material. Por isso, elas são muito mais resistentes ao uso contínuo do que as peças de fibras naturais, têm mais elasticidade (sem encolher durante a lavagem) e quase não desbotam com o passar do tempo, diferente das roupas de algodão e de seda.

Além disso, também é muito comum encontrar peças de roupas produzidas com tecidos semi-sintéticos. Nesse caso, há uma mistura de fibras naturais com fibras artificiais e as características também variam entre os tipos de tecido utilizados.

Outros exemplos de tecidos sintéticos: peças de elastano, acetato, acrílico, legging e roupas de PVC.

Para lavar tecidos sintéticos, use somente água fria

Agora que você já entendeu o que é tecido sintético, vamos às dicas de lavanderia! A primeira coisa que você deve saber antes de lavar qualquer roupa confeccionada com esse tipo de material é que as fibras artificiais definitivamente não combinam com altas temperaturas. Para conservar as suas peças e preservar a elasticidade da roupa, o ideal é lavá-las apenas com água fria e com outras roupas que possuem o mesmo tipo de tecido, evitando misturar com blusas de algodão, seda, linho ou tricô.

Fibras sintéticas combinam com produtos neutros

Outra dica importante para não errar na hora de lavar roupa de tecido sintético é apostar em produtos neutros! Esqueça o sabão em pó exageradamente perfumado e outros produtos mais agressivos: para as fibras artificiais, as melhores opções são sabão de coco, detergente neutro, lava roupas delicados e produtos similares. Você também pode optar pelo passa fácil para passar roupas com estampas sem estragar o tecido. Seja qual for a sua preferência, sempre verifique as orientações presentes na etiqueta das peças!

Matérias: Lavanderia

Ver mais