Alimentação

O que é molho roti? A receita perfeita para aproveitar a água do cozimento da carne

O molho roti, preparado a partir da água do cozimento da carne, é perfeito para acompanhar diversos tipos de pratos salgados
O molho roti, preparado a partir da água do cozimento da carne, é perfeito para acompanhar diversos tipos de pratos salgados

Você já ouviu falar no molho roti? Cheia de sabor e nutrientes, essa receita é a alternativa perfeita para trazer o gostinho de carne em diversos pratos salgados que não necessariamente acompanham a proteína, como massas e ensopados. E o melhor de tudo é que ela é feita a partir da própria água do cozimento da carne! Quer saber como prepará-la? Dá uma olhada na matéria!

Receita de molho roti clássico

A receita tradicional de molho roti acompanha uma boa variedade de temperos, legumes e um toque especial para a água do cozimento: o vinho tinto seco.

Você vai precisar de: 300 g de carne cortada em cubos (pode ser pá, acém, músculo, filé mignon ou o que você preferir), 500 ml de água, 350 ml de vinho tinto seco, ½ cebola picada, 2 dentes de alho amassados, ½ talo de alho-poró picado, 1 colher (chá) de coentro, 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas, 2 folhas de louro, azeite e pimenta-do-reino em pó a gosto e 1 colher (sopa) de farinha de trigo (opcional).

Em uma panela grande, comece refogando o alho, a cebola, o alho-poró e a carne com uma boa quantidade de azeite até selar todos os lados da proteína. Quando os ingredientes estiverem bem refogados, acrescente a água e o vinho e deixe a carne cozinhar por pelo menos 15 minutos junto com o restante dos ingredientes (salsinha, cebolinha, louro, coentro e pimenta-do-reino). Aqui, a ideia é fazer com que a carne fique com uma textura extremamente macia (quase desmanchando).

Quando você alcançar esse ponto, peneire o caldo com um coador e retire os maiores pedaços de carne para deixar o molho apurar por mais um tempo em fogo baixo. Acrescente também um pouco de pimenta-do-reino e misture tudo até obter uma consistência mais encorpada. Se preferir, use a farinha de trigo para engrossar o molho. Por fim, é só desligar o fogo e servir como um acompanhamento para carnes, massas, risotos, ensopados. Você também pode dividir o molho roti em porções menores para armazená-lo na geladeira.

Bônus: molho roti simples é a receita para quem tem pressa

Você também pode preparar uma receita de molho roti simples para agilizar a vida na cozinha se não estiver com muito tempo.

Você vai precisar de: 3 xícaras de molho de carne cozida, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 caldo de carne.

Neste caso, basta cozinhar a carne normalmente em uma panela, reaproveitar a água do seu cozimento e acrescentar um pedaço de caldo de carne para deixar o molho mais saboroso. A partir disso, cozinhe em fogo baixo até ferver, acrescente a farinha de trigo e misture até obter a espessura desejada.

Matérias: Alimentação

Ver mais