Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é e o que combina com molho roti? Conheça a receita perfeita para aproveitar a água do cozimento da carne
Guia Culinário 24/04/2024

O que é e o que combina com molho roti? Conheça a receita perfeita para aproveitar a água do cozimento da carne

Você já ouviu falar no molho roti? Sua receita, cheia de sabor e nutrientes, é a alternativa perfeita para trazer o gostinho de carne em diversos pratos salgados que não necessariamente acompanham a proteína, como massas e ensopados. E o melhor de tudo é que ele é feito a partir da própria água do cozimento da carne! Quer saber como prepará-lo e o que combina com molho roti? Então, confira a seguir!

O que é molho roti?

Muito popular na culinária francesa, o molho roti é uma iguaria preparada a partir da água do cozimento de carnes, que combina com diversos pratos – desde carnes assadas, massas, risotos a legumes e purês. Veja, a seguir, o que combina com molho roti e como prepará-lo, deixando-o com uma consistência encorpada e um sabor especial de ervas, especiarias e vinhos!

Como é a receita de molho roti clássico?

A receita tradicional de molho roti acompanha uma boa variedade de temperos, legumes e um toque especial para a água do cozimento: o vinho tinto seco.

Ingredientes

  • 300 g de carne cortada em cubos (pode ser pá, acém, músculo, filé mignon ou o que você preferir);
  • 500 ml de água;
  • 350 ml de vinho tinto seco;
  • ½ cebola picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • ½ talo de alho-poró picado;
  • 1 colher (chá) de coentro;
  • 2 colheres (sopa) de salsinha;
  • cebolinha picada a gosto;
  • 2 folhas de louro;
  • azeite;
  • pimenta-do-reino em pó a gosto;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela grande, refogue o alho, a cebola, o alho-poró e a carne com uma boa quantidade de azeite até selar todos os lados da proteína. Quando os ingredientes estiverem bem refogados, acrescente a água e o vinho e deixe a carne cozinhar por pelo menos 15 minutos junto com o restante dos ingredientes (salsinha, cebolinha, louro, coentro e pimenta-do-reino).

O objetivo é que a carne fique com uma textura extremamente macia (quase desmanchando). Quando você alcançar esse ponto, peneire o caldo com um coador e retire os maiores pedaços de carne para deixar o molho apurar por mais um tempo em fogo baixo. Acrescente também um pouco de pimenta-do-reino e misture tudo até obter uma consistência mais encorpada. Se preferir, use a farinha de trigo para engrossar o molho.

Por fim, é só desligar o fogo e servir como um acompanhamento para carnes, massas, risotos ou ensopados. Você também pode dividir o molho roti em porções menores para armazená-lo na geladeira.

Como é a receita de molho roti simples?

Você também pode preparar uma receita de molho roti simples para agilizar a vida na cozinha. Para isso, você vai precisar:

Ingredientes

  • 3 xícaras de molho de carne cozida;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 caldo de carne.

Modo de preparo

Cozinhe a carne normalmente em uma panela, reaproveite a água do seu cozimento e acrescente um pedaço de caldo de carne para deixar o molho mais saboroso. A partir disso, cozinhe o molho em fogo baixo até ferver, acrescente a farinha de trigo e misture até obter a espessura desejada.

molho roti combina com qual comida? o que fazer de comida com molho roti?

O que combina com molho roti?

Confira, a seguir, alguns pratos que ficam ainda mais gostosos com o molho roti:

1. Carnes assadas

Para quem gosta de uma boa carne assada, como rosbife, filé mignon e cordeiro, precisa experimentar o alimento incrementado com o molho roti. Esse acompanhamento deixa a carne mais suculenta, com mais sabor e umidade.

2. Filés e medalhões grelhados

O filé de medalhão é outro prato que tem tudo a ver com o molho roti. A receita, que é feita de peito de frango coberto com bacon, torna-se mais saborosa e suculenta com o toque especial do molho.

3. Legumes e vegetais assados

Agora, se você é vegano ou vegetariano, não precisa se preocupar! É possível também fazer pratos incríveis que não levam carne com o molho roti (na hora do preparo do molho, é só substituir o caldo da carne por temperos, como salsão, tomilho, louro, entre outros).

Entre as opções de legumes, podemos citar:

  • cogumelos;
  • cenouras;
  • batatas;
  • cebolas;
  • purês de legumes.

Independentemente da escolha, o sabor rico e realçado está garantido!

4. Risotos

Com carne ou sem carne, os risotos são perfeitos. E com o molho roti, não há dúvidas de que o sabor é potencializado, já que o caldo dá mais sabor ao prato. As opções são muitas também, desde risoto de tomate pelado e chips de Parma, de cogumelo, de queijo brie e aspargos com medalhão, de queijo gorgonzola, etc.

5. Vinhos

Você sabia que o vinho é um ingrediente-chave para deixar o seu molho incrível e harmonizado? Pois é! E a nossa sugestão é o vinho Malbec, que possui uma coloração mais escura e combina com carnes mais pesadas, como a costela ou o chorizo.

Agora que você já sabe o que combina com molho roti, aproveite nossas sugestões e incremente suas receitas do dia a dia. Seja qual for a sua opção de preparo – com um prato clássico ou simples, com carne ou sem carne, com legumes e vegetais assados ou com o toque de vinho – o resultado, com certeza, vai ser de dar água na boca!