Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é molho bechamel? Aprenda a fazer a receita que combina com vários pratos
Guia Culinário 28/11/2019

O que é molho bechamel? Aprenda a fazer a receita que combina com vários pratos

Com certeza você já fez uma receita à la bechamel e não se deu conta disso. Afinal, o molho mais tradicional da culinária francesa é o mesmo molho branco que você prepara na sua casa. Há apenas uma leve diferença nos ingredientes: enquanto os franceses utilizam um leite temperado por infusão – com folhas de louro, cebola e noz-moscada – para fazer o molho original, o nosso molho branco é feito com o leite comum, sem nenhuma alteração no sabor. Seja de uma forma ou de outra, ambos acompanham muito bem praticamente qualquer receita e ainda servem de base para outros tipos molhos! Quer aprender a fazer um molho de bechamel impecável? Dá uma olhada com o nosso passo a passo!

Comece acertando no roux (para não deixar o molho empelotado)

O roux é a base essencial para fazer um molho bechamel perfeito. Ele é feito com partes iguais de manteiga e farinha de trigo e, se não for cozinhado da maneira certa, pode encher o seu molho de pelotas. Ou seja, preste muito atenção nessa primeira etapa, ela é uma das mais importantes.

Para fazer o roux, primeiro pegue uma panela média ou grande e derreta a manteiga em fogo baixo, misturando constantemente para que não queime e interfira no sabor final. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e incorpore os dois ingredientes até que se forme uma massa (o ponto certo é quando ela estiver levemente douradinha).

Uma dica: o roux é bom para engrossar qualquer tipo de receita. Mas, caso você não acerte o ponto, vale acrescentar um pouco de maisena na segunda parte da receita (o leite).

Acrescente o leite gelado aos pouquinhos

Com a mistura de roux já pronta, acrescente um pouco de leite frio gradativamente (em fogo médio) e mexa sem parar – com o auxílio de um fuê, de preferência, para que todas as partes da farinha de trigo sejam integradas.

Finalize adicionando um toque especial: os temperos

Pra fechar o seu molho com chave de ouro, rale um pouco de noz-moscada e pimenta-do-reino – esses são os temperos que mais combinam com o bechamel! E ah, não se esqueça de colocar um salzinho.

Obs.: Se quiser ainda mais cremosidade, acrescente um pouco de creme de leite!

Molho bechamel é super versátil e combina com diversos tipos de pratos

Dá para aproveitá-lo nas massas (espaguete, penne, canelone, rondelli, lasanhas, ou o que você preferir), fazer um belo prato de almôndegas ao molho branco, preparar uma couve flor incrementada (ou algum outro legume como o chuchu e a abobrinha, por exemplo) e até mesmo se aventurar numa berinjela recheada. Opção é o que não falta!

Veja mais