Lavanderia

O que é jaqueta corta vento e como lavar esse material

 A jaqueta corta vento é usada para proteger o corpo de situações climáticas de frio desfavoráveis para práticas esportivas
A jaqueta corta vento é usada para proteger o corpo de situações climáticas de frio desfavoráveis para práticas esportivas

Apesar de ser uma peça característica da moda esportiva, a jaqueta corta vento está em alta! Usada, geralmente, por pessoas que praticam atividades físicas de aventura, sua principal característica é proteger o corpo de situações climáticas de frio desfavoráveis para a prática esportiva, garantindo a boa performance do atleta. Para conhecer outras curiosidades sobre a peça e aprender como limpar a jaqueta corta vento com produtos básicos de limpeza, continue lendo a matéria!

Jaqueta corta vento pode ser usada para praticar diversos tipos de atividades

Diferente de outros casacos e peças de frio, a jaqueta corta vento é produzida quase que 100% a partir de tecido sintético. Feita geralmente com nylon ou poliéster, ela costuma ser um pouco mais resistente a água que os tecidos de algodão - uma grande vantagem para atletas e esportistas.

No Brasil, existem basicamente três tipos de jaqueta corta vento. O mais simples, conhecido apenas como corta vento (ou windbreaker jacket, em inglês), é usado para proteger o corpo de ventos frios e vem sendo cada vez mais requisitado entre as pessoas que decidem optar por um casaco de frio mais leve na hora de praticar exercícios.

Já os modelos conhecidos como anorak e o softshell possuem características mais específicas. Para quem não tem muito conhecimento sobre a peça, o softshell é um meio termo entre o corta vento e o anorak. Além de ser um modelo mais flexível, esse tipo de jaqueta é indicado para atividades em montanhas frias, como o trekking (uma modalidade de caminhada). Ele aquece, protege o atleta do vento e da chuva e é mais resistente que o modelo básico.

No caso da jaqueta corta vento anorak, a diferença do produto está na impermeabilidade. Ela protege do frio, do vento e da chuva e pode ser usada em atividades aquáticas por atletas de aventura, sendo indicada principalmente para esportes como o rafting (praticado em cachoeiras ou corredeiras) e também para algumas práticas de montanhismo.

Como limpar a jaqueta corta vento com produtos básicos de limpeza

Agora que você conhece todos os modelos da jaqueta, que tal aprender como limpá-la usando apenas alguns produtos básicos que já fazem parte da sua despensa? Para não correr o risco de danificar a roupa, a primeira dica de lavanderia é optar por produtos neutros! Tecidos sintéticos, como poliamida e poliéster, costumam ser muito sensíveis às altas temperaturas e não combinam com produtos de limpeza mais agressivos. Nesse caso, o ideal é apostar em um lava roupas líquido neutro voltado para roupas mais delicadas, como o de bebê ou de coco.

Outra dica importante é usar somente água fria na hora de lavar a jaqueta! Isso ajuda a preservar a roupa e conserva o seu casaco por muito mais tempo. Para ser ainda mais cuidadoso, você também pode usar o saco para lavar roupas antes de colocar a peça dentro da máquina. Por fim, na hora de lidar com possíveis manchinhas, opte por um tira manchas sem cloro.

Matérias: Lavanderia

Ver mais