Alimentação

O que é fiambre? Veja dicas para usá-lo no preparo de receitas

O fiambre é um tipo de presunto muito indicado para o recheio de sanduíches, quiches e outras receitas
O fiambre é um tipo de presunto muito indicado para o recheio de sanduíches, quiches e outras receitas

Muito usado como recheio de sanduíches, quiches e aperitivos, o fiambre é um tipo de presunto que pode ser muito útil no dia a dia de quem cozinha - afinal, ele ajuda a incrementar massas, risotos, harmoniza muito bem com o queijo e é superversátil. Para que você aprenda mais sobre esse ingrediente, nós preparamos uma matéria explicando melhor o que é fiambre e dicas para incluí-lo em diferentes pratos no dia a dia. Confira!

Afinal, o que é fiambre?

Obtido através do cozimento e processamento da carne de porco, o fiambre é um tipo de embutido bem saboroso que pode ser servido em tábuas de frios. Esse tipo de carne costuma ser encontrado em forma enlatada ou fatiada - basta escolher a versão que melhor atende de acordo com o uso na cozinha.

Fiambre é ótimo para rechear sanduíches e aperitivos

Na hora de rechear sanduíches, torradas e servir aperitivos, essa carne pode ser uma grande aliada, sabia? Caso você opte pelo fiambre enlatado, uma boa dica é cortá-lo em cubinhos e, então, servir junto com queijos, azeitonas e outros tira gostos. Você também pode usá-lo para fazer um sanduíche com recheio de queijo muçarela, orégano e tomate cereja que fica bem saboroso. Que tal?

Prepare risotos, massas, escondidinhos e quiches com fiambre

Assim como outros embutidos (como salame, mortadela e peito de peru), o fiambre é ótimo para incrementar refeições principais - em especial, risotos, lasanhas e macarronadas. Na hora de montar a lasanha, por exemplo, uma boa dica é alternar as camadas de massa e de molho a bolonhesa com fatias de queijo e fiambre. Para rechear quiches e escondidinhos, por sua vez, aposte em pedacinhos pequenos do embutido (que combina bem com recheios de creme de frango ou ricota, por exemplo).

Já experimentou fazer omeletes e saladas coloridas com fiambre?

Outras receitas com fiambre que ficam bem saborosas são as omeletes e saladas coloridas. Basta usar outros ingredientes (como queijo, tomate, cebola, cenoura ralada e ovinhos de codorna) para que os pratos fiquem mais nutritivos e saborosos. Para fazer uma omelete diferenciada, por exemplo, comece batendo o ovo com um garfo (acrescentando sal e pimenta), jogue na frigideira com um pouco de azeite e, em seguida, acrescente cebola e tomate picados, queijo e fiambre cortados em cubos e um pouco de salsinha. O resultado fica uma delícia!

Matérias: Alimentação

Ver mais