Alimentação

O que é fécula de batata e quais alimentos preparar com o ingrediente

Use fécula de batata para preparar biscoitos caseiros amanteigados
Use fécula de batata para preparar biscoitos caseiros amanteigados

Você já ouviu falar na fécula de batata? Esse ingrediente é altamente nutritivo, pode ser usado em diferentes receitas e, inclusive, é ótimo para engrossar molhos, cremes e caldos (substituindo o amido de milho). Para que você conheça mais a fundo esse alimento, nós preparamos uma matéria falando mais sobre ele e suas funcionalidades na cozinha. Confira!

Afinal, o que é fécula de batata?

Para quem não sabe, a fécula de batata é um tipo de pó fino, branco (bem semelhante à farinha de trigo) e tem um potencial nutritivo muito grande. Isso porque ele é obtido através da trituração e secagem da batata em sua totalidade (com polpa e casca). A melhor parte é que a fécula de batata pode ser muito útil na cozinha e render ótimas receitas. Dá uma olhada:

Prepare um bolo de fécula de batata com calda de limão

Se você quer preparar um bolo caseiro diferente, a nossa sugestão é apostar na fécula de batata - que, neste caso, funciona como substituta da farinha de trigo. Essa é uma receita simples e harmoniza superbem com o cafezinho da tarde.

Você vai precisar de: 1 pacote de fécula de batata Qualitá (200 g), 5 ovos, 1 ½ xícara de açúcar, 2 tabletes de manteiga sem sal Qualitá (200 g cada), 1 colher de sopa cheia de fermento, 1 lata de leite condensado, 70 ml de suco de limão espremido, 2 colheres de sopa de creme de leite.

Comece batendo a clara em neve e reserve em um pote. Em outro recipiente, coloque a manteiga, o açúcar e as gemas e bata bem. Acrescente a fécula de batata, o fermento e bata mais uma vez. Para finalizar a massa, adicione a clara em neve, bata novamente e coloque em uma forma de bolo (com furo no meio). Leve ao forno a 180°C durante cerca de 30 minutos. Nesse tempo, aproveite para preparar a calda: em um pote, coloque o leite condensado, o suco de limão e o creme de leite. Misture bem com um fouet e, quando o bolo estiver pronto, basta jogar por cima. Fica uma delícia!

Obs.: Você pode preparar outras receitas de bolos e bolinhos usando fécula de batata.

Que tal preparar biscoitos com fécula de batata?

Outra sugestão interessante é usar a fécula de batata para preparar biscoitos caseiros amanteigados. Essa é uma opção bem leve, nutritiva e combina superbem com geleias de frutas. Vale a pena experimentar! Aqui, nós separamos uma receita simples:

Você vai precisar de: 1 pacote de fécula de batata Qualitá (200 g), 1 ½ xícara de farinha de trigo, 1 tablete de manteiga sem sal Qualitá, ½ xícara de açúcar.

Para preparar, coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem com as mãos. Use um rolo compressor para facilitar o trabalho e, depois, corte a massa no formato que preferir (uma boa dica é usar forminhas). Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno a 180°C até os biscoitos ficarem dourados. Não tem erro!

Use a fécula de batata para engrossar molhos e caldos

Além de preparar bolos e biscoitos com fécula de batata, você também pode usar o ingrediente para engrossar estrogonofe, diferentes molhos (branco ou de tomate, por exemplo) e, inclusive, diferentes sopas e caldos - como caldo verde e sopa de ervilha. A fécula de batata deixa o prato mais saboroso, nutritivo e é bem versátil na cozinha.

Matérias: Alimentação

Ver mais