Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/11/2020

O que é espessante alimentar? Conheça opções caseiras para usar nas suas receitas

Sabe quando você está preparando um molho ou caldo e precisa engrossar a mistura para chegar no ponto certo? Existem alguns ingredientes (como amido de milho e fécula de batata) que funcionam como grandes aliados. Conhecidos como espessantes alimentares, eles são capazes de modificar a textura de diferentes misturas e receitas. Aqui, nós preparamos uma matéria explicando melhor o que é espessante alimentar, para que serve e quais são as principais opções usadas na cozinha. Confira!

Para que serve o espessante alimentar?

Um espessante alimentar, para quem não sabe, é basicamente um alimento usado para engrossar receitas de molhos, sopas, caldos e até mesmo sucos ou vitaminas. Os mais conhecidos são as versões de farinha (como de trigo e mandioca) ou fécula, mas existem também raízes e tubérculos que podem ser muito úteis para engrossar a textura de diferentes pratos. Abaixo, nós listamos os principais ingredientes usados como espessante na cozinha:

1. Amido de milho

Indicado para engrossar receitas de estrogonofe, bobós, cremes e molhos (como o bechamel), o amido de milho é um ingrediente bem versátil que modifica a textura do prato sem afetar o sabor final. Na hora de engrossar algum molho, o ideal é colocar 1 colher de sopa de amido em um copo, adicionar um pouco de água, misturar e, então, despejar o conteúdo na receita. Depois de cozinhar por mais um tempo, você vai perceber que o molho ficará bem mais espesso.

2. Farinha de trigo

Além de ser usada no preparo de bolos, pães, biscoitos e outras massas caseiras, a farinha de trigo também funciona como excelente espessante alimentar. Para ter mais êxito no preparo, o ideal é também dissolver um pouco da farinha na água antes de acrescentá-la à receita. Bem simples, né?

Obs.: Você também pode usar farinha de mandioca, de milho ou de arroz para engrossar cremes, caldos e sopas.

3. Farinha de aveia

A farinha de aveia, assim como a de trigo, tem a capacidade de deixar as receitas mais encorpadas (com textura mais firme). No entanto, em vez de ser usada em pratos salgados, ela costuma ser mais indicada para engrossar vitaminas e smoothies. Uma boa dica, por exemplo, é preparar uma vitamina de morango com 1 copo de leite, 10 morangos, 2 colheres de sopa de aveia em pó e mel a gosto. Basta bater tudo no liquidificador para ter uma bebida mais bem encorpada e deliciosa.

Obs.: Para fazer sucos mais grossos, a melhor dica é apostar em frutas como mamão, manga, abacate e banana, que são consideradas espessantes naturais bem eficientes.

4. Fécula de batata

A fécula de batata é um tipo de pó bem fino (semelhante a uma farinha) obtido através da secagem e moagem da batata. Além de nutritivo, esse ingrediente funciona como um ótimo espessante de alimentos e tende a ser indicado para encorpar receitas de caldos e cremes de legumes. Você pode adicionar a fécula direto na panela ou então adicionar um pouco de água antes para facilitar a mistura.

5. Mandioca ou inhame cozidos e batidos

Outra dica interessante para dar mais sabor e, ao mesmo tempo, engrossar receitas – principalmente as de bobó de camarão, cremes e sopas – é apostar em alguns vegetais cozidos, como a mandioca e o inhame. Primeiro, você deve cozinhar esses alimentos na água até que eles fiquem molinhos. Depois transfira-os para um processador, adicione um pouco da água do cozimento e bata até formar um tipo de creme. Use essa mistura para engrossas outras receitas. Dá supercerto!