Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é ecobag? Os motivos para usar sacolas reutilizáveis no dia a dia
Meu Lar 15/04/2020

O que é ecobag? Os motivos para usar sacolas reutilizáveis no dia a dia

As ecobags nos influenciam a repensar e a modificar os nossos hábitos de consumo. Produzidas a partir de materiais biodegradáveis, elas são um tipo de sacola ecológica (isto é, preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente) e reutilizável para consumo, podendo ser usadas em diversas situações do dia a dia. Saiba agora os motivos para aderir as ecobags na sua vida!

Ecobags reduzem a produção de sacolas plásticas

Reduzir a produção de sacolas plásticas no meio ambiente é uma das principais formas de manter o planeta mais limpo. Se você procura ter um estilo de vida mais sustentável, saiba que usar as ecobags pode ajudar e muito nessa tarefa! Afinal, elas te ajudam a implementar dois dos 3R’s da sustentabilidade, o “Reutilizar” (por serem sacolas reutilizáveis) e o “Reduzir” por diminuírem o consumo de plástico.

Sacolas reutilizáveis conseguem suportar mais peso que as comuns

Na hora de fazer as compras do mês, as ecobags são bem mais eficientes que as sacolas comuns. Elas aguentam mais peso e mais itens de mercado, substituem cerca de 8 sacolas plásticas (a cada ecobag que você utiliza) e ocupam menos espaço na mala do carro por armazenarem mais coisas.

Ecobags diminuem a produção de lixo

Estima-se que uma única ecobag dura cerca de 4 a 5 anos, enquanto, neste período, uma única pessoa consome aproximadamente mil sacolas plásticas. A redução na produção de lixo pode ser imensa com o uso das ecobags (que, diga-se de passagem, dependendo do material podem ser lavadas facilmente na máquina de lavar, se mantendo num ótimo estado por mais tempo). Consequentemente, o impacto ambiental diminui e todos saem lucrando.

Sacolas reutilizáveis aliam sustentabilidade a economia

Hoje em dia, os supermercados de diversos estados brasileiros não são mais obrigados a oferecer gratuitamente as sacolas plásticas. Pelo contrário: devido à lei que determina o fim da distribuição dessas sacolas – e obriga os estabelecimentos a oferecerem sacolas produzidas com materiais reutilizáveis ou biodegradáveis -, alguns supermercados passaram a cobrar um valor de custo pelo consumo das plásticas. É um valor baixo (cerca de 14 centavos por sacola), mas que faz diferença no orçamento ao final de um mês ou mesmo ao final de um ano. Por isso, as sacolas reutilizáveis também são capazes de aliar sustentabilidade a economia.

Veja mais