Alimentação

O que é crème brûlée e como fazer a receita dessa sobremesa

Para fazer uma  receita de crème brûlée  bem saborosa, basta usar gemas, creme de leite fresco, baunilha, açúcar e um maçarico para dar um toque caramelizado no final
Para fazer uma receita de crème brûlée bem saborosa, basta usar gemas, creme de leite fresco, baunilha, açúcar e um maçarico para dar um toque caramelizado no final

De origem francesa, o crème brûlée é um doce feito à base de gemas, creme de leite fresco e fava (ou extrato) de baunilha que fica delicioso - é bem cremoso por dentro e tem uma casquinha crocante em cima que é feita, geralmente, com o auxílio de um maçarico. Interessante, né? Além de ser uma das sobremesas mais famosas na França, esse creme é bastante servido em eventos e festas mais refinadas no Brasil e no mundo todo. Mas já pensou em fazer uma versão caseira mais simples para experimentar? Aqui, nós separamos uma receita de crème brûlée que fica deliciosa e é fácil de preparar por conta própria.

Como fazer crème brûlée de forma simples?

Muita gente não sabe, mas é possível fazer uma receita de crème brûlée bem saborosa usando poucos ingredientes. O segredo para que o doce fique no ponto certo é assar a massa em banho-maria, em uma temperatura não muito elevada, e fazer uma casquinha crocante de açúcar caramelizada no final. Fica de dar água na boca!

Você vai precisar de: 6 gemas, 120 g de açúcar refinado, 500 g de creme de leite fresco, 1 fava de essência de baunilha, 6 ramequins (recipientes para crème brûlée), 1 assadeira retangular grande.

Para começar, coloque a fava de baunilha no creme de leite fresco, amasse-a um pouco e espere uns 10 minutos. Depois, coloque as gemas e o açúcar em um recipiente e misture bem com a ajuda de um fouet. Adicione o creme de leite e mexa mais uma vez, até que a mistura fique homogênea.

Agora você deve transferir essa mistura para os 6 ramequins. Encha a assadeira com água até a metade e posicione os ramequins dentro. Leve-os para assar no forno preaquecido a 150°C por 30 minutos. Passado esse tempo, retire os ramequins com crème brûlée do fogo, polvilhe um pouco de açúcar por cima e use um maçarico para caramelizar, formando aquela casquinha crocante por cima. Fica uma delícia!

Obs.: Caso você não tenha um maçarico, é possível aquecer uma colher no fogão e, depois, encostá-la na superfície do crème brûlée. Prontinho!

Sirva o crème brûlée com frutas vermelhas

Caso você queira dar uma incrementada no crème brûlée, uma ótima dica é servi-lo com morangos, amoras, framboesas e outras frutas vermelhas, que dão um toque de sabor interessante e deixam a sobremesa ainda mais refinada.

Utilize as claras dos ovos em novas receitas

Levando em conta que a receita de crème brûlée leva apenas gemas de ovos, as claras tendem a ser descartadas e devem, preferencialmente, ser utilizadas em outras receitas. Você pode preparar um pudim de claras, suspiros, marshmallows e até omeletes, por exemplo. Assim, é possível evitar o desperdício de ingredientes e ainda explorar a criatividade na cozinha.

Matérias: Alimentação

Ver mais