Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 18/09/2020

O que é cabedal para chinelo e como limpá-lo

Você já pensou em em customizar a sua sandália de dedo com bijuterias? Para quem não sabe, o cabedal para chinelo é exatamente isso! Ele consiste em um acessório cheio de pérolas, pedras coloridas e outras bijus, como fitas de strass brilhantes e pingentes, que são usadas para enfeitar a tira do calçado. Quer saber mais sobre o adereço e aprender como limpá-lo? Então dá uma olhada na matéria!

Cabedal para chinelo é um acessório de personalização

Para deixar o calçado mais bonito, personalizado e realmente a sua cara, o cabedal para chinelo é um dos acessórios mais utilizados! Normalmente, ele é vendido no formato em V (para acompanhar a tira do calçado) e vem customizado com pedrarias, miçangas e pingentes, de forma que você mesmo consiga colocar na sua sandália com uma cola específica – embora também existam sandálias que já possuem cabedais.

Como limpar chinelo com cabedal?

Se o seu chinelo for do tipo clássico (feito de borracha) e estiver levemente encardido (ou cheio de areia da praia), a primeira dica é escovar o calçado com uma escova de limpeza e fazer uma espécie de “pré-lavagem” com água, vinagre e bicarbonato de sódio para tirar qualquer manchinha – principalmente se ele for branco. Para isso, prepare uma mistura com todos os ingredientes e esfregue o calçado com uma esponja tentando não encostar na parte do cabedal.

Na parte do solado, passe uma boa quantidade de bicarbonato com vinagre e deixe agindo por alguns minutos. Depois, enxágue o calçado normalmente, aplique um pouco de detergente por toda a extensão da borracha, esfregue bem (tirando a parte do cabedal, essa deverá ser feita com cuidado com uma escova de cerdas macias) e enxágue mais uma vez.

Como limpar chinelo de tecido com cabedal?

Se o seu chinelo for de tecido ou de pano, prepare a mesma solução de bicarbonato de sódio com vinagre, aplique a mistura com uma esponja (por toda a extensão do calçado, inclusive o solado) e deixe agir por 10 a 15 minutos. Em seguida, enxágue normalmente.

Você também pode fazer uma solução de água e sabão em pó e deixar a sandália de molho por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente e colocar para secar em um local com sombra! Assim, tanto o cabedal quanto o chinelo de tecido ficarão limpinhos.

Veja mais