Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é branqueamento de vegetais e como fazer essa técnica de conservação de alimentos
Guia Culinário 19/02/2020

O que é branqueamento de vegetais e como fazer essa técnica de conservação de alimentos

Todo mundo sabe que pra economizar e evitar o desperdício de alimentos, congelar normalmente é a saída perfeita. Que tal, então, fazer isso com a técnica do branqueamento? Essa é uma das melhores formas de conversar sabor, aroma, textura e nutrientes – sobretudo quando se trata dos vegetais! E tudo o que você precisa é apenas de um choque de temperatura. Quer saber como o branqueamento de vegetais funciona? Dá uma olhada na matéria!

Primeiro, lave e corte os vegetais apropriadamente

Antes de qualquer procedimento, é muito importante higienizar os vegetais corretamente. Lave as hortaliças em água corrente, coloque os legumes de molho em uma solução de vinagre com água e limpe muito bem todas as verduras. Seja qual for o vegetal de sua preferência, lembre-se de cortá-los em tamanho uniforme para que todos cozinhem igualmente.

Depois, inicie o branqueamento com a fervura

Depois de lavar os vegetais apropriadamente, é hora de ferve-los. Para isso, encha uma panela com bastante água, aguarde levantar fervura para colocar o vegetal escolhido e espere o tempo adequado.

Na técnica de branqueamento, o tempo de fervura varia de acordo com as características do alimento. Por exemplo: vegetais mais “sensíveis” como pimentão, ervilha, berinjela, espinafre, rúcula, agrião, couve e folhas em geral devem ser fervidos por apenas 1 minuto.

Já os alimentos mais “duros” como batatas, abóbora, beterraba, nabo, cenoura, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas levam de 2 a 3 minutos na água fervente. O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada.

Dica: Para que o branqueamento seja feito corretamente, marque o tempo de fervura no relógio e não deixe passar de 3 minutos.

Complete o choque térmico do branqueamento com a água fria

Quando a água da etapa anterior estiver em ebulição, encha uma tigela com água fria e alguns cubos de gelo. Aguarde o tempo de fervura do seu vegetal completar e retire-o da panela com a ajuda de uma escumadeira, colocando-o imediatamente depois na água gelada para parar o processo de cozimento.

Por fim, remova-o da água fria depois de 1 minuto, escorra com a escumadeira e separe o vegetal em pequenas porções para levar ao freezer – colocando-o preferencialmente em sacos herméticos ou em potes bem vedados. Se preferir comer logo em seguida, prepare um refogado com alho, cebola, sal e azeite.

Obs.: Nem todos os alimentos podem ser congelados! Por isso, veja a lista de quais podem ir para o freezer antes de realizar esse processo, ok?