Lavanderia

O passo a passo de como tirar mofo de pano de prato

Manchas pretas espalhadas no pano de prato podem indicar a presença de mofo no tecido
Manchas pretas espalhadas no pano de prato podem indicar a presença de mofo no tecido

O mofo é uma das grandes dores de cabeça para aqueles que experimentam a vida doméstica, e nem na cozinha estamos livres dele! O fungo pode se desenvolver em diversos materiais com superfícies úmidas e longe da exposição solar. Você pode encontrar colônias fúngicas em paredes, tecidos, livros, móveis de madeira, entre outros. Sem falar que, além de danificar os objetos, o bolor também faz mal para a saúde daqueles que o inalam recorrentemente. Quer aprender como tirar mofo de pano de prato? Veja o passo a passo para se livrar das temidas manchas pretas!

1. Prepare uma solução de água e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um item muito versátil e fácil de manusear nos processos de limpeza. No caso de mofo em tecidos, é uma ótima opção para fazer aquela limpeza profunda, antifúngica e bactericida. Para preparar a mistura, coloque 1 colher de chá de bicarbonato e 1 litro de água em uma panela. Escolha um recipiente que seja suficientemente grande para a quantidade de água indicada. Algumas rodelas de limão também podem ser adicionadas na solução. Elas vão intensificar a lavagem do tecido, agilizar o processo de remoção de mofo e o branqueamento da peça.

2. Ferva a água e deixe o pano de prato de molho

Assim que a água começar a ferver, mergulhe o pano e deixe a solução agir até notar que as manchas sumiram. A mistura remove todo o mofo sem causar nenhum dano ao tecido. Após desligar o fogo, lave bem.

3. A mistura de bicarbonato + vinagre também pode auxiliar na remoção do fungo do tecido

Caso o tecido esteja muito encardido pela presença do fungo, utilize a mistura de água com bicarbonato de sódio e vinagre de álcool. Deixe o pano de molho por 20 minutos na solução em temperatura ambiente. Depois, use água e sabão para lavar como de costume.

4. Use sabão de coco para lavar

Também é importante prestar atenção na lavagem, que vai retirar o cheiro dos produtos anteriores. O sabão de coco é um ótimo higienizador de roupas, pois ajuda a clarear peças brancas e remover manchas. Espalhe sabão de coco por todo o pano de prato e o deixe mergulhado em um recipiente com água por alguns minutos. Se possível, deixe o pano exposto ao sol para favorecer ainda mais a ação branqueadora do sabão. Finalize enxaguando o pano com água.

Caso não tenha sabão de coco em casa ou prefira utilizar outra opção, fique à vontade! Sugerimos que você use sabão neutro ou detergente de cozinha, que também são ótimos na ação contra as manchas.

5. Lembre-se de estender o pano de prato para secar bem

Após todos os processos, estenda o pano de prato no varal e deixe exposto ao sol para que a evaporação da água aconteça sem dificuldades. No fim, o tecido estará limpo como se fosse novo!

Dica bônus: como prevenir mofo em tecidos

Não basta saber como tirar mofo do tecido: é importante aprender a se livrar do fungo e evitar que ele se desenvolva novamente. Para isso, evite acumular tecidos em lugares pouco iluminados e ventilados, principalmente se estiverem úmidos ou molhados.

Se notar qualquer sinal de mofo em paredes, sofás ou no chão de casa, procure por profissionais que possam auxiliar com a higienização do ambiente.

Matérias: Lavanderia

Ver mais