Limpeza

O passo a passo de como limpar papel de parede

 Na hora de limpar papel de parede de tecido ou de material não lavável, use uma flanela seca (ou um espanador) nas partes menos acessíveis
Na hora de limpar papel de parede de tecido ou de material não lavável, use uma flanela seca (ou um espanador) nas partes menos acessíveis

O papel de parede é uma verdadeira mão na roda para quem deseja decorar a casa de maneira simples, versátil e com um bom custo-benefício. Mas para manter a boa aparência do material, é muito importante limpá-lo de vez em quando e incluir esse passo na rotina da faxina. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um passo a passo de como limpar papel de parede de forma fácil e rápida. Dá uma conferida!

Primeiro, entenda qual é o tipo de papel de parede da sua casa

O primeiro passo para aprender a limpar o seu papel de parede da forma certa é identificar de qual material ele é feito. O papel de parede de vinil (ou vinílico), por exemplo, é um dos poucos tipos que permitem o uso de água na hora da limpeza. A regra também vale para os de tecido revestido e para os que possuem alguma cobertura de acrílico.

Evite molhar os que forem feitos de papel e os que não tiverem nenhum tipo especificação sobre o material. Caso o seu seja um pouco mais antigo e você não se lembre (ou não saiba) quais são as suas especificações, a dica é optar pela limpeza a seco.

Passo a passo de como limpar papel de parede não lavável ou de tecido

O método mais fácil (e eficiente) de limpar um papel de parede não lavável ou de tecido sem utilizar a água, é usando o aspirador de pó ao seu favor!

1. Primeiro, acople uma escova ao aparelho

Para não correr o risco de arranhar nem danificar o papel de parede ao usar o aparelho, comece acoplando um bocal de uma escova no aspirador de pó antes de iniciar a limpeza. Se você tiver um daqueles aspiradores verticais e portáteis, pode usá-lo normalmente que não irá danificar o tecido.

2. Aspire o papel de parede de cima para baixo, dividindo por seções de limpeza

Comece a aspirar o papel de parede a partir do topo e vá descendo aos pouquinhos dividindo o material por seções de limpeza até passar o aparelho por toda a extensão da parede. Você pode, por exemplo, começar limpando da esquerda para a direita: basta passar o aspirador desde o topo até o rodapé e dar um passo para o lado para repetir o processo.

3. Quando terminar, use uma flanela seca ou um espanador para limpar as partes menos acessíveis

Para limpar possíveis sujeiras que não tenham saído com o aspirador de pó, principalmente aquelas dos cantinhos menos acessíveis, passe uma flanela seca ou um espanador nos rodapés de parede (incluindo as frestinhas) e nas laterais de quadros ou espelhos que estiverem na parede.

Passo a passo de como limpar papel de parede com água

Se o seu papel de parede for de vinílico, tecido revestido ou qualquer outro material lavável, a limpeza fica ainda mais simples! Basta preparar uma solução de detergente com água morna e lavar a parede com uma esponja macia.

1. Misture 1 ou 2 colheres (sopa) de detergente em um balde com água morna

Para começar, prepare a solução de detergente misturando 1 ou 2 colheres (sopa) do produto em um balde com água morna. A dica, nessa etapa, é dar preferência ao uso do detergente neutro, que possui o pH alcalino e dificilmente danificará o papel de parede.

2. Teste a solução antes de começar a limpeza

Para garantir que o papel de parede realmente não seja danificado, o segundo passo é testar a solução de limpeza em uma pequena área do material (você fazer isso próximo ao rodapé, por exemplo). Se não aparecer nenhuma manchinha, prossiga com a limpeza!

3. Coloque a mão na massa

Agora tudo o que você precisa é efetivamente colocar a mão na massa e lavar o papel de parede! Comece mergulhando uma esponja macia no balde que contém a solução, tire o excesso de água e limpe o papel de parede de cima para baixo, esfregando delicadamente e realizando movimentos circulares. Depois, com a ajuda de um balde de água limpa e um pano novo bem torcido, esfregue o material novamente para finalizar a limpeza.

4. Seque o papel de parede

O último passo consiste em secar bem o material com pano seco - isso deve evitar que o papel absorva umidade, o que é muito importante para que ele não seja danificado.

Obs.: Use esponjas realmente macias! Materiais abrasivos, como lã de aço, por exemplo, podem acabar comprometendo a integridade do material.

Matérias: Limpeza

Ver mais