Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 13/10/2020

O passo a passo de como limpar papel de parede

O papel de parede é uma verdadeira mão na roda para quem deseja decorar a casa de maneira simples, versátil e com um bom custo-benefício. Mas para manter a boa aparência do material, é muito importante limpá-lo de vez em quando e incluir esse passo na rotina da faxina. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um passo a passo de como limpar papel de parede de forma fácil e rápida. Dá uma conferida!

Primeiro, entenda qual é o tipo de papel de parede da sua casa

O primeiro passo para aprender a limpar o seu papel de parede da forma certa é identificar de qual material ele é feito. O papel de parede de vinil (ou vinílico), por exemplo, é um dos poucos tipos que permitem o uso de água na hora da limpeza. A regra também vale para os de tecido revestido e para os que possuem alguma cobertura de acrílico.

Evite molhar os que forem feitos de papel e os que não tiverem nenhum tipo especificação sobre o material. Caso o seu seja um pouco mais antigo e você não se lembre (ou não saiba) quais são as suas especificações, a dica é optar pela limpeza a seco.

Passo a passo de como limpar papel de parede não lavável ou de tecido

O método mais fácil (e eficiente) de limpar um papel de parede não lavável ou de tecido sem utilizar a água, é usando o aspirador de pó ao seu favor!

1. Primeiro, acople uma escova ao aparelho

Para não correr o risco de arranhar nem danificar o papel de parede ao usar o aparelho, comece acoplando um bocal de uma escova no aspirador de pó antes de iniciar a limpeza. Se você tiver um daqueles aspiradores verticais e portáteis, pode usá-lo normalmente que não irá danificar o tecido.

2. Aspire o papel de parede de cima para baixo, dividindo por seções de limpeza

Comece a aspirar o papel de parede a partir do topo e vá descendo aos pouquinhos dividindo o material por seções de limpeza até passar o aparelho por toda a extensão da parede. Você pode, por exemplo, começar limpando da esquerda para a direita: basta passar o aspirador desde o topo até o rodapé e dar um passo para o lado para repetir o processo.

3. Quando terminar, use uma flanela seca ou um espanador para limpar as partes menos acessíveis

Para limpar possíveis sujeiras que não tenham saído com o aspirador de pó, principalmente aquelas dos cantinhos menos acessíveis, passe uma flanela seca ou um espanador nos rodapés de parede (incluindo as frestinhas) e nas laterais de quadros ou espelhos que estiverem na parede.

Passo a passo de como limpar papel de parede com água

Se o seu papel de parede for de vinílico, tecido revestido ou qualquer outro material lavável, a limpeza fica ainda mais simples! Basta preparar uma solução de detergente com água morna e lavar a parede com uma esponja macia.

1. Misture 1 ou 2 colheres (sopa) de detergente em um balde com água morna

Para começar, prepare a solução de detergente misturando 1 ou 2 colheres (sopa) do produto em um balde com água morna. A dica, nessa etapa, é dar preferência ao uso do detergente neutro, que possui o pH alcalino e dificilmente danificará o papel de parede.

2. Teste a solução antes de começar a limpeza

Para garantir que o papel de parede realmente não seja danificado, o segundo passo é testar a solução de limpeza em uma pequena área do material (você fazer isso próximo ao rodapé, por exemplo). Se não aparecer nenhuma manchinha, prossiga com a limpeza!

3. Coloque a mão na massa

Agora tudo o que você precisa é efetivamente colocar a mão na massa e lavar o papel de parede! Comece mergulhando uma esponja macia no balde que contém a solução, tire o excesso de água e limpe o papel de parede de cima para baixo, esfregando delicadamente e realizando movimentos circulares. Depois, com a ajuda de um balde de água limpa e um pano novo bem torcido, esfregue o material novamente para finalizar a limpeza.

4. Seque o papel de parede

O último passo consiste em secar bem o material com pano seco – isso deve evitar que o papel absorva umidade, o que é muito importante para que ele não seja danificado.

Obs.: Use esponjas realmente macias! Materiais abrasivos, como lã de aço, por exemplo, podem acabar comprometendo a integridade do material.

Produtos relacionados