Limpeza

O passo a passo de como limpar panela de ferro

Para limpar panela de ferro com restos de comida, basta colocar pouco de óleo de cozinha e esfregar com papel toalha
Para limpar panela de ferro com restos de comida, basta colocar pouco de óleo de cozinha e esfregar com papel toalha

Cuidar bem das panelas é fundamental quando o assunto é comida! Afinal, são elas que fazem o trabalho pesado e nos permitem cozinhar pratos deliciosos. A panela de ferro, por exemplo, é ideal para cozinhar alimentos de maneira homogênea. Mas para usá-la corretamente e preservar a sua aderência é preciso ter cuidado na hora da limpeza. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos o passo a passo de como limpar panela de ferro do jeito certo. Confira e aprenda!

Aprenda como limpar panela de ferro seguindo apenas 4 passos

A panela de ferro é especialista em enferrujar com o passar do tempo. Por isso, na hora da limpeza o método escolhido vai depender da intensidade da sujeira e do estado do utensílio.

1. Se a panela não estiver muito suja, aposte em uma limpeza rápida com óleo de cozinha e papel toalha

Apostar em uma limpeza caseira rápida é a melhor forma de conservar a panela de ferro quando ela não estiver muito suja. Para isso, tudo o que você precisa fazer é cobrir o fundo da panela com um pouco de óleo de cozinha e esfregar com um papel toalha. Assim, os resíduos de comida vão se soltar facilmente e você pode usá-la depois normalmente.

2. Para tirar a gordura, lave com detergente e água morna

Quando a panela estiver muito gordurosa, o próximo passo é umedecer esponja com água morna e pingar algumas gotinhas de detergente neutro para dissolver o óleo e os restos de comida. Basta esfregar com a parte macia da esponja e enxaguar com a própria água morna. O importante, nessa etapa, é usar um desengordurante neutro para limpar a panela e secá-la logo depois evitando que ela fique umedecida. Quando molhado, o ferro fundido enferruja rapidamente! Caso tenha lavado a panela com água, seque-a logo depois.

Obs.: Para garantir que a panela de ferro não fique úmida, você também pode colocá-la no forno (ou no fogão) e aquecer até a água evaporar.

3. Aposte no truque do sal + óleo de cozinha

Se o detergente neutro não resolver e a panela de ferro estiver com restos de comida queimada (ou crostas de gordura muito resistentes), a dica é despejar um pouco de sal de cozinha e levar ao fogo alto com um fio de óleo. Depois, com a ajuda de uma luva e algumas folhas de papel toalha, esfregue a gordura até ela e os restos de comida saírem por completo e lave a panela novamente usando detergente e água morna. Lembre-se de secá-la imediatamente após a limpeza!

4. Para limpar panela de ferro enferrujada, misture água, vinagre branco e bicarbonato de sódio

Se a panela de ferro enferrujar, prepare uma solução ácida (misturando partes iguais de água e vinagre branco em um recipiente maior do que a panela) e acrescente 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para ajudar na limpeza. Depois, basta deixar a panela de molho dentro do recipiente por pelo menos 3 horas e, por fim, esfregar com uma escova.

Para curar a chapa de ferro fundido e melhorar a aderência da panela, use óleo de cozinha

A panela de ferro pode acabar perdendo a sua aderência com o tempo, por isso uma boa dica para preservá-la é curar a chapa de ferro com um pouco de óleo de cozinha sempre que a superfície antiaderente estiver desgastada! Basta cobrir o fundo com óleo, tirar o excesso com papel toalha e levar ao fogo em temperatura alta por alguns minutos ou aquecer no forno por 1 hora. Depois, é só deixar a panela esfriar naturalmente.

Matérias: Limpeza

Ver mais