Limpeza

O passo a passo de como limpar disco de arado

Para fazer uma limpeza de disco de arado eficiente é preciso higienizá-lo logo após o uso
Para fazer uma limpeza de disco de arado eficiente é preciso higienizá-lo logo após o uso

Um utensílio indispensável para quem faz churrascos com certa frequência é o disco de arado. Inicialmente utilizado na prática agrícola, esse item foi deixado de lado com a criação de máquinas mais modernas que pudessem substituí-lo. A inclusão desse acessório na churrascaria se deu por causa de um fator muito importante: ele possui alta concentração na intensidade do calor, o que ajuda na preparação de carnes. Além disso, pode ser útil para cozinhar outros tipos de alimentos. No entanto, surgem diversas dúvidas sobre qual é a melhor forma de limpar o disco de arado sem causar maiores danos ou enferrujar a ferramenta. Para te ajudar, preparamos um breve passo a passo de como higienizá-lo corretamente! Confira!

1. Faça a limpeza imediatamente após o uso, mas não esqueça de esperar o disco de arado esfriar antes

Nunca deixe para fazer depois a higienização, pois o acúmulo e concentração de gordura podem ser determinantes para aumentar a dificuldade na remoção da sujeira no futuro, o que pode gerar alguns danos como arranhões e manchas no disco de arado. Deixe-o esfriar, a fim de evitar queimaduras ou arranhões na sua pele, mas lembre-se de não demorar muito para fazer a limpeza.

2. Água quente e detergente é uma combinação bastante eficaz

Como em qualquer louça, a água quente e o detergente são capazes de dar bastante resultado. Porém, evite deixar de molho na água durante muito tempo e parta para a remoção das impurezas com uma esponja o quanto antes. O ideal é que toda a sujeira seja removida a partir de movimentos circulares com a esponja. Enxágue com a água quente caso haja muita dificuldade na remoção, pois a temperatura mais elevada do líquido acaba amolecendo os restos de comida existentes no item.

3. Aqueça o disco após a limpeza para que ele não fique enferrujado

Alguns churrasqueiros mais experientes sabem muito bem do que se trata o processo de cura, dessa forma, esse passo é algo essencial para a manutenção do disco de arado. Depois de realizar todos os passos de limpeza, é recomendado esquentar novamente o disco. Após aquecê-lo, espalhe pouca quantidade de óleo de cozinha em sua superfície. Pode parecer um pouco estranho seguir essa estratégia, mas essa finalização é muito importante para evitar a ferrugem da ferramenta, o que pode fazer com que ela dure por bastante tempo.

4. Acabe com a ferrugem no disco de arado

Você só aprendeu como limpar o seu disco corretamente agora que ele já está enferrujado? Não se preocupe, também vamos te orientar no que se deve fazer para remover parte da ferrugem!

Devido ao contato frequente com a água é normal que itens feitos à base de ferro fiquem enferrujados. Para solucionar esse problema o vinagre de maçã é um ótimo aliado, pois ele é um ácido sem toxicidade. Aplique-o sobre toda a parte que há ferrugem no disco de arado e aguarde ele agir por aproximadamente 10 horas. Com uma esponja de aço, esfregue o disco para remover o vinagre e, se a ferrugem não sair, espere o vinagre fazer efeito por mais algumas horas. Água misturada com bicarbonato de sódio é um possível substituto, porém, pode não dar um resultado tão bom quanto o uso do vinagre de maçã se o disco estiver quanto todo enferrujado.

Matérias: Limpeza

Ver mais