Limpeza

O passo a passo de como limpar borracha de geladeira

Para limpar a borracha da geladeira, use uma solução de detergente com água morna e lembre-se de secá-la bem ao colocar de volta (caso seja removível) no eletrodoméstico
Para limpar a borracha da geladeira, use uma solução de detergente com água morna e lembre-se de secá-la bem ao colocar de volta (caso seja removível) no eletrodoméstico

Você tem o hábito de limpar a borracha da geladeira? Apesar ser uma parte mais "escondida" do eletrodoméstico, a borracha também pode acumular bastante sujeira com o passar do tempo. Por isso, para evitar o mau cheiro e a proliferação de bactérias, é preciso limpá-la junto com a geladeira, regularmente - apostando em truques de limpeza que podem lidar com possíveis manchas de bolor e algumas sujeiras mais encardidas. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um breve passo a passo de como higienizá-la!

Aprenda como limpar a borracha da geladeira com apenas 3 passos básicos

1. Comece limpando a borracha com detergente e água morna

Uma mistura simples de detergente com água morna já é o suficiente para manter a limpeza da borracha em dia se você fizer isso regularmente. Mas para fazer isso, primeiro você deve verificar se a borracha pode ser removida do eletrodoméstico. Caso possa, passe a mistura por toda a sua extensão com uma esponja ou uma escova de cerdas macias, esfregue bem e deixe agir por alguns minutos. Se você não conseguir removê-la, limpe apenas a parte visível. Por fim, seque a borracha com uma pano seco e limpo para retirar o resquício de sabão.

Obs.: É muito importante que a borracha esteja completamente seca antes de colocá-la novamente na geladeira. Afinal, a umidade pode tornar a superfície mais suscetível ao aparecimento de mofos, fungos e manchas de bolor.

2. Apareceram algumas manchas de bolor? Use vinagre e bicarbonato de sódio

Se a borracha da geladeira estiver com manchas de bolor ou sujeiras mais encardidas, o ideal é apostar em uma solução um pouco mais eficiente. Para isso, coloque uma 1 xícara de vinagre branco com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um aparelho borrifador, agite bem e aplique sobre os pontos mais críticos, deixando a mistura agir por alguns minutos. Retire tudo com um pano limpo e repita o procedimento caso as manchas não tenham saído por completo.

3. Caso seja necessário, recorra a uma solução de água morna com água sanitária

Algumas pessoas têm o hábito de recorrer a uma solução de água morna com água sanitária para fazer uma limpeza pesada na borracha da geladeira e tirar qualquer resquício de mofo ou bolor com maior facilidade. No entanto, vale lembrar que a água sanitária é um produto altamente corrosivo e pode acabar danificando o material a longo prazo. Nessa dica, ela serve apenas como uma alternativa mais rápida e prática para limpar a borracha da geladeira, mas não substitui o uso de detergente e água morna no dia a dia ou do vinagre + bicarbonato de sódio nas limpezas mais pesadas.

Para usar a água sanitária, basta misturar 1/2 a 1 de colher (sopa) de água sanitária com 1 litro de água morna e passar por toda a extensão da borracha com a ajuda de um pano multiuso. Esfregue bem as áreas mais afetadas e, com a ajuda de um pano umedecido com água, limpe a borracha novamente para retirar o produto. Para finalizar, seque com um pano seco.

Matérias: Limpeza

Ver mais