Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 29/09/2020

O passo a passo de como limpar a máquina de lavar louça

Considerada uma verdadeira mão na roda para o dia a dia na cozinha, a máquina de lavar louça auxilia na lavagem de diferentes utensílios (pratos, copos, talheres, panelas, vasilhas etc.) com mais eficiência e sem demandar esforço. Mas você sabia que também é necessário limpar esse eletrodoméstico com certa frequência? Isso porque ele costuma acumular resíduos de alimentos que podem acabar entupindo as tubulações e atrapalhando o funcionamento das hélices. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria ensinando como limpar a máquina de lavar louça de forma correta. Confira!

Como limpar a máquina de lavar louça?

Para iniciar a limpeza da lava-louça, a primeira coisa que você precisa fazer é tirar a máquina da tomada. Em seguida, dedique-se à lavagem da parte interna para, depois, limpar a parte externa apenas com um pano com um pouco de detergente. Dá uma olhada no nosso passo a passo para entender melhor e não errar na tarefa:

1. Retire todas as peças removíveis da lavadora

Comece retirando a grade superior, o cesto inferior, o conjunto de filtros e todas as peças removíveis da lava-louça.

2. Deixe os filtros de molho para desinfetar

Caso os filtros estejam muito encardidos, deixe-os de molho com algum desinfetante ou em uma solução de água com vinagre e detergente neutro por pelo menos 20 minutos. Em seguida, lave-os normalmente com esponja e detergente e deixe-os secando.

3. Lave as grades, o cesto, a hélice e outras peças na água corrente

Enquanto você deixa os filtros de molho, uma boa dica é se dedicar à lavagem das grades, do cesto, da hélice e de outras peças soltas (como o porta talheres) da lava-louças. Para isso, basta deixá-las debaixo da água corrente e esfregar com uma esponja e detergente. Use também uma escova de dentes velha para esfregar e desencardir pontos mais inacessíveis das peças. Caso haja alguma muito suja, deixe-a de molho na água com vinagre branco por alguns minutos e, depois, lave normalmente.

4. Passe um pano úmido na parte interna do lava-louça

Antes de reencaixar as peças na máquina de lavar louças, você deve passar um pano úmido por toda a parte interna e, se julgar necessário, também usar uma escova para esfregar os pontos mais sujos. Use um borrifador com uma solução de água com vinagre para conseguir desinfetar bem.

5. Programe um ciclo de autolavagem da máquina

Agora que você já passou um pano na parte de dentro da máquina, encaixe novamente as peças (as grades, o cesto, a hélice, o porta talheres etc.) e, então, coloque uma tigela de vidro com vinagre branco na prateleira de cima. Feche a máquina e programe um ciclo normal de lavagem. Com a ajuda do vinagre, é possível eliminar fungos e bactérias presentes dentro da lavadora. Prontinho! A parte interna da lava-louças ficará devidamente limpa e desinfetada!

6. Limpe a parte externa com água + vinagre branco

Agora que você já lavou a parte dentro da máquina, chegou a hora de limpar toda a parte externa. Para isso, a melhor dica é recorrer à solução de água com vinagre branco. Umedeça primeiro o pano com essa mistura e, então, vá esfregando em movimentos circulares tanto a parte de inox quanto o vidro. O resultado fica impecável!

Cuidados para conservar a máquina de lavar louça

Além de limpar a máquina de lavar louça de forma caprichada pelo menos a cada 15 dias, também é necessário tomar outros cuidados rotineiros para preservar a lavadora. Na hora de usá-la, por exemplo, lembre-se de arrumar bem os utensílios: as panelas podem ficar no cesto inferior, levemente inclinadas, enquanto os copos e pratos ficam nas prateleiras de cima, em suas divisões específicas. Além disso, é importante destacar que não é indicado usar detergente comum para a lavagem – mas sim um lava louças em pó, específico para a máquina. Tomando essas precauções, fica mais fácil manter a lava-louças em bom estado!