Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O passo a passo de como lavar cúpula de abajur para não errar na tarefa
Meu Lar 05/08/2020

O passo a passo de como lavar cúpula de abajur para não errar na tarefa

Se você tem abajures e luminárias em casa, já deve ter percebido que essas peças costumam acumular poeira com o tempo. Mas você sabia que é bem simples resolver esse tipo de problema? Com os produtos de limpeza certos, é possível lavar cúpula de abajur e tirar o pó da estrutura da peça de forma eficiente e rápida. Antes de começar, não se esqueça de desligar o abajur da tomada e de desencaixar a cúpula da estrutura, ok? Dá uma olhada nas dicas de limpeza que separamos!

Tire a poeira da cúpula do abajur com um pano macio ou aspirador de pó

Depois de desencaixar a cúpula da estrutura do abajur, comece a tirar o excesso de poeira que fica acumulado. Para isso, a melhor dica é recorrer ao aspirador de pó, que é ótimo principalmente para limpar cúpulas de tecido, pois consegue remover a sujeira que fica entre as fibras do material. Já para limpar cúpulas de plástico e a estrutura do abajur, você pode usar um pano macio e seco ou até mesmo um espanador de pó. Bem simples, né?

Cúpulas de plástico podem ser lavadas com água morna e detergente neutro

Para lavar cúpulas de abajur feitas de plástico e remover manchas de gordura de dedos, por exemplo, a melhor dica é usar água morna com detergente neutro. Caso a cúpula esteja muito suja, deixe-a de molho nessa solução e, depois, esfregue com o lado macio de uma esponja. Por fim, basta secar com um pano macio.

Limpe cúpulas de tecido com bicarbonato de sódio e escova

Quando se trata de limpar cúpulas de tecido, é necessário ter um cuidado maior para não rasgar o material. Você até pode lavar a peça com água e detergente neutro (assim como as de plástico), mas por serem de tecido elas são mais frágeis e demoram mais para secar. Por isso, a nossa dica é usar o bicarbonato de sódio para desinfetar e eliminar as sujeiras acumuladas. Neste caso, basta jogar um pouco do produto no tecido e, então, usar uma escova para esfregar. Não tem erro!

Obs.: Caso a cúpula de tecido esteja muito suja, você pode lavá-la com detergente neutro e depois deixá-la secando em uma área aberta. No entanto, caso você faça essa manutenção com o bicarbonato de sódio a cada 15 dias, é bem provável que não seja necessário realizar a lavagem.