Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 29/10/2020

O passo a passo de como fazer sache perfumado para guarda-roupa

Abrir o guarda-roupa e sentir um aroma perfumado é uma das melhores coisas que tem, não é mesmo? E, para isso, uma das melhores dicas é usar os famosos sachês de sagu, que são bem simples de fazer e deixam as roupas mais cheirosas no dia a dia. Para te ajudar, nós separamos um tutorial de DIY (“Do It Yourself” ou “Faça Você Mesmo”) ensinando como fazer sachê perfumado de forma simples e usando poucos produtos. Essa é uma ótima sugestão para quem gosta de fazer trabalhos manuais!

Como fazer sachê perfumado?

Para fazer sachês perfumados mais duradouros, a melhor alternativa é recorrer ao sagu. Esse ingrediente é um tipo de amido em bolinhas (feito a partir de fécula de mandioca) que consegue absorver bem essências perfumadas e não representa risco algum às roupas. Os sachês de sagu são alternativas simples e naturais, indicados para perfumar gavetas de calcinhas, sutiãs, de roupas de bebês ou toalhas de banho, por exemplo.

Você vai precisar de: 100 g de sagu, 15 ml de álcool de cereais, 10 ml de essência (de lavanda, flor de cerejeira ou jasmim, por exemplo), 2 gotas de corante cosmético (opcional), pote de plástico e saquinhos de organza ou de tecido.

Para começar, misture o álcool de cereais com a essência e, se desejar, adicione 2 gotinhas de corante cosmético. Assim, o sagu ficará colorido no final, resultando em um sachê bem bonito!

Em um pote de plástico (que pode ser um tipo reaproveitado), despeje o sagu e, logo em seguida, a mistura do álcool com a essência. Tampe o recipiente e agite com as mãos para revolver bem. Reserve por pelo menos 48 horas para que o sagu absorva bem o perfume.

Para finalizar, transfira o sagu (já devidamente perfumado) para os saquinhos de organza ou de tecido. Depois, basta espalhar os sachês já prontos pelas gavetas e prateleiras de roupas. Geralmente, os sachês perfumados tendem a funcionar bem por 30 ou 40 dias, mas são bem fáceis de reciclar!

Obs.: O álcool de cereais não deve ser substituído na receita, pois ele é o responsável por garantir durabilidade à essência. A boa notícia é que esses dois produtos (assim como o corante cosmético) são fáceis de achar em lojas de artesanato.

O que fazer quando o sachê de sagu começar a perder o aroma?

Você sabia que dá para estender a validade do sachê de sagu de uma forma bem simples? Caso o aroma tenha passado após o primeiro mês de uso, basta colocar o sagu em um recipiente e levar ao micro-ondas por 5 segundos. Esse truque faz com que o perfume seja reativado e, então, o sachê pode continuar sendo útil. Interessante, né?