Alimentação

O passo a passo de como fazer glacê para bolo

A receita de glacê real é ótima para rechear e cobrir bolos
A receita de glacê real é ótima para rechear e cobrir bolos

Seja para confeitar bolos e cupcakes ou trufas e biscoitos, o glacê é um tipo de camada, creme ou pasta geralmente feita à base de açúcar, claras de ovos e sumo de limão. Assim como a ganache (que pode ser feita em diferentes consistências), o glacê também pode ser utilizado em pontos distintos - mais firme ou fluido, dependendo do caso. Algumas receitas dessa camada, inclusive, levam leite condensado ou leite comum, o que permite texturas distintas do doce. E, para te ajudar a fazer essa cobertura/recheio para doces, nós separamos dicas de como fazer glacê para bolo de forma bem simples. Confira!

Como fazer glacê para bolo?

Por ser feito com poucos ingredientes, o glacê é um tipo de cobertura para bolo bem simples que pode render ótimos desenhos e artes na massa. Uma boa dica, por exemplo, é usar corantes alimentícios de diferentes cores (azul, amarelo, vermelho, verde etc.) para dar cor ao creme antes de usá-lo. Além disso, também é possível incrementar a receita de glacê com chocolate em pó ou até mesmo gelatina incolor. Aqui, nós ensinamos a preparar a versão mais simples em duas consistências distintas. Dá uma olhada:

Receita de glacê real

Caso o objetivo seja fazer um recheio mais cremoso (para colocar entre as camadas do bolo, por exemplo) ou fazer desenhos em alto-relevo por cima da massa, o ideal é recorrer ao glacê real. Esse tipo de pasta, inclusive, é levemente cremosa e consistente - é possível colocá-la em um saco de confeiteiro para fazer desenhos em bolos e cupcakes. Mas, caso a ideia seja cobrir biscoitos, por exemplo, uma boa dica é deixar a consistência um pouco mais fluída. Para isso, basta ir adicionando água filtrada aos poucos na receita original, mexendo até atingir o ponto que você deseja. Confira uma receita bem simples de glacê real:

Você vai precisar de: 3 xícaras de açúcar confeiteiro (glaçúcar), 3 claras de ovos, 1 ½ colher de sopa de sumo de limão coado, corante alimentício (opcional).

Primeiro, bata as claras em neve com a ajuda de uma batedeira, até ficarem bem firmes. Em seguida, adicione o açúcar confeiteiro aos poucos e continue batendo - assim, a mistura atinge uma consistência de merengue mais espesso. Para finalizar, adicione o sumo de limão coado e algumas gotas do corante. Bata até que o glacê fique mais consistente.

Receita de glacê mármore

Também chamado de fondant ou pasta americana, o glacê mármore é basicamente uma massa branca mais rígida, de consistência firme e textura lisa - perfeito para decorar e cobrir bolo, escondendo as imperfeições da massa. Geralmente, esse tipo de glacê é usado para fins profissionais, pois exige um manuseio mais habilidoso. Após esticar a massa com um rolo, por exemplo, é possível criar uma camada endurecida e sem rachaduras para cobrir o bolo. Aqui, nós separamos uma receita simples dessa pasta:

Você vai precisar de: 1 kg de açúcar confeiteiro (glaçúcar), 8 colheres de sopa de leite de coco, 1 colher de sopa de sumo de limão coado, corante alimentício em gel (opcional).

Para preparar, peneire o açúcar em uma bacia grande. Adicione o leite de coco e, então, misture um pouco com uma espátula. Em seguida, adicione o sumo de limão coado, o corante alimentício (opcional) e siga mexendo a massa, até que ela fique mais consistente. Quando começar a soltar do fundo da bacia, pegue a massa com as mãos e aperte-a mais um pouco. Prontinho!

Para aplicar o fondant no bolo, deixe a massa em formato de bola, achate-a e coloque um pedaço de plástico filme em cima e outro embaixo. Utilize um rolo para esticá-la e, depois, é só usá-la para cobrir o bolo. Uma dica de ouro, inclusive, é usar um pouco de doce de leite como um tipo de cola para garantir que a pasta americana fique bem firme na massa do bolo. Interessante, né?

Obs.: Também é possível fazer uma receita de glacê mármore apenas com um 1 kg de açúcar, 3 claras e 1 colher de sopa de sumo de limão. Basta colocar todos os ingredientes em uma bacia e misturá-los até atingir a consistência de massa mais rígida.

Matérias: Alimentação

Ver mais