Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O guia de como limpar futon sem estragá-lo
Cuide Bem 21/05/2021

O guia de como limpar futon sem estragá-lo

Todo cuidado é pouco quando lidamos com tecidos que não podem ser lavados. Este é o caso do futon, colchão de origem japonesa que se tornou uma tendência no mundo. Apesar de ser um item versátil, o processo de limpeza do produto pode ser uma dor de cabeça para quem resolve adquiri-lo. Quer descobrir como limpar o futon sem estragá-lo? Nós preparamos um guia com dicas práticas para você tirar manchas do colchão sem danificar seu interior.

Você sabe o que é futon?

Este colchão de origem japonesa vem ganhando espaço na casa dos brasileiros nos últimos anos. O futon é um produto muito maleável, que pode ser feito de algodão, lã ou material sintético, com espessura de 5 a 20 centímetros. O comprimento do item varia desde uma almofada, para acolchoar assentos, até um colchonete, utilizado como cama ou um tipo de sofá dobrável. A base de apoio pode ser feita com estrado ou pallets.

Se você pretende comprar um futon, o primeiro passo para evitar problemas no futuro é buscar por uma revendedora que ofereça o produto com resistência à água. Assim, os danos no tecido serão menores e os processos de limpeza, menos trabalhosos. Caso você já tenha o colchão, veja como cuidar do futon e quais são as melhores opções para remover manchas, sujeiras e odores!

1. Não use água em excesso

O tecido de revestimento do futon não pode ser removido. Por isso, não é possível lavá-lo separadamente do material de enchimento e a limpeza precisa ser apenas externa. Para a higienização do colchão, é fundamental não usar muita água, pois o líquido não vai evaporar com facilidade. Isso pode gerar mofo e odores desagradáveis no futon.

2. Aspire a poeira com frequência para diminuir o acúmulo de resíduos

Limpar regularmente o futon é uma maneira de prevenir o acúmulo de ácaros e quadros alérgicos. Aspire o sofá sempre que possível para tirar o excesso de sujeira do tecido. Se não tiver um aspirador de pó, passe um pano liso e seco por cima para retirar a poeira.

3. Bicarbonato de sódio e vinagre auxiliam na remoção de manchas e odores

Algumas manchas podem ser removidas com água e sabão neutro. Espalhe um pouco do detergente com um pano liso úmido sobre a superfície do sofá até limpar completamente. Sempre dê pequenas batidas para tirar a maior parte da sujeira sem rasgar ou desfiar o tecido. Esfregar o estofado com força pode danificar seu colchão.

Em casos de acidentes que deixem manchas ou cheiros fortes, bicarbonato de sódio e vinagre são ótimos auxiliares de limpeza!

Para reduzir odores

Com muito tempo de uso, o futon pode apresentar cheiros desagradáveis. Para reduzir os odores, espalhe um pouco de bicarbonato e deixe agir por 1 hora no tecido. Aspire para retirar. Se não tiver aspirador, tire o pó com um pano seco. Se ainda sobrar resíduo no tecido, passe um pano úmido, tire o excesso da água com papel toalha e deixe secar naturalmente.

Para remover manchas

Faça uma mistura de vinagre e água e despeje uma quantidade significativa em cima da mancha. Depois, ponha um pouco de bicarbonato no mesmo local. Por fim, utilize uma mistura de detergente, água e água oxigenada. Após 15 minutos de ação, esfregue com papel toalha para remover a mancha e retirar as substâncias. Deixe secar em lugar arejado.

4. Cubra o sofá para protegê-lo

Use tecidos para proteger o colchão das sujeiras que circulam pelo ar. Você pode optar por mantas, que também podem ser decorativas, ou mesmo uma capa com elástico que cubra toda a extensão do sofá.

5. Evite colocar o futon diretamente no chão para reduzir a quantidade de sujeira

O contato do colchonete direto com o chão pode aumentar as chances de sujar ou danificar seu futon. Por isso, opte por opções de suporte, sejam pallets ou estrados específicos. Uma solução mais acessível é colocá-lo em cima de um tapete ou lençol que seja trocado regularmente.