Lavanderia

O guia de como lavar pantufas corretamente

Após lavar as pantufas com uma solução de água, vinagre e bicarbonato e outra com sabão, deixe-as secando em um local bem arejado
Após lavar as pantufas com uma solução de água, vinagre e bicarbonato e outra com sabão, deixe-as secando em um local bem arejado

Sinônimos de conforto, as pantufas são os calçados perfeitos para usar em casa durante os dias mais frios. Só que, para mantê-las sempre macias e confortáveis, é muito importante ter uma rotina de manutenção - ou seja, fazer a lavagem correta, usando os produtos certos. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um guia completo de como lavar pantufa corretamente (sem deixar os fios ásperos ou manchados a longo prazo). Confira!

Dicas de como lavar pantufas

Para manter as pantufas sempre limpas, o ideal é lavá-las - preferencialmente à mão - ao menos uma vez por mês. Antes de tudo, lembre-se de atentar ao tipo de material do calçado para não correr o risco de usar algum produto indevido. Pantufas de camurça, por exemplo, devem ser limpas apenas com panos úmidos (e não encharcadas com água e sabão, por exemplo). Já as pantufas de pelúcia ou algodão, que são as mais comuns, podem ser lavadas na água corrente e sem muitas restrições. Confira o tutorial que preparamos:

Pantufas de pelúcia ou de algodão

1. Lave a sola com detergente neutro e uma escova

Para começar, você deve limpar bem a sola da pantufa para remover sujeiras impregnadas. Prepare uma solução de água com um pouco de detergente e agite até formar espuma. Com uma escova de lavanderia, aplique a mistura na sola e esfregue bem em todos os sentidos. Depois, passe um pano úmido e prontinho!

2. Use uma solução de água com vinagre branco e bicarbonato de sódio

Depois de limpar a sola, você deve preparar a clássica mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio para desinfetar o calçado e, ao mesmo tempo, garantir que o tecido não perca a maciez. Em uma bacia, coloque 2 litros de água, 1 xícara de vinagre branco, 2 colheres de sopa cheias de bicarbonato e misture levemente. Deixe as pantufas submersas por 10 minutos, esfregue-as com uma esponja macia e parta para a próxima etapa!

3. Lave a pantufa com água e sabão normalmente

Após usar a solução de vinagre com bicarbonato, o ideal é fazer uma lavagem com sabão comum para limpar melhor as pantufas e deixá-las com um cheirinho agradável. Dilua um pouco de sabão líquido em uma bacia com água, mergulhe os calçados e esfregue com uma esponja macia. Depois, basta enxaguar na água corrente para tirar o produto completamente.

4. Torça levemente a pantufa e a coloque para secar

Depois de lavar as pantufas e enxaguá-las, torça o excesso de água, sem fazer muita força com as mãos, e coloque para secar. O ideal é estender as pantufas em um local bem arejado para garantir que o tecido seque por completo.

Pantufas de camurça

1. Lave a sola com detergente neutro e uma escova

Aqui, você também deve começar lavando as solas das pantufas de forma caprichada. Use uma escova de lavanderia e a mesma solução de água com detergente para eliminar todas as sujeiras impregnadas. Depois, é só passar um pano úmido para tirar o produto.

2. Passe um pano levemente umedecido

Para não danificar a camurça, o ideal é realizar a limpeza apenas com uma pano levemente umedecido. Nesse caso, esfregue suavemente o tecido para tirar as sujeiras mais superficiais. Para evitar que as pantufas fiquem muito sujas, o mais indicado é realizar essa limpeza com mais frequência (ao menos uma vez por semana, por exemplo).

3. Use água com vinagre para remover manchas

Caso haja alguma mancha na pantufa, uma boa dica é recorrer à solução de água com vinagre branco. Misture 1 copo de água com ½ copo de vinagre, agite levemente e transfira para um borrifador. Espirre a solução apenas no local manchado, esfregue com uma escova de dentes velha e, depois, passe uma flanela seca. Prontinho!

Como lavar pantufas na máquina?

Apesar de não ser muito indicado lavar as pantufas na máquina (pois elas podem ficar deformadas com o tempo), é possível sim realizar esse tipo de limpeza uma vez ou outra. Neste caso, o mais indicado é colocá-las dentro de um saco protetor e também programar um ciclo suave de lavagem (para peças delicadas). Mas lembre-se de dar preferência à lavagem à mão sempre que possível!

Obs.: Vale destacar que pantufas de camurça e outras mais delicadas (bordadas ou de formato de bichinhos) não devem ser lavadas na máquina.

Matérias: Lavanderia

Ver mais