Organização

O guia de como fazer uma faxina rápida e organizada

Para fazer uma faxina rápida e organizada, lembre-se de não mudar muito os objetos de lugar enquanto limpa os móveis
Para fazer uma faxina rápida e organizada, lembre-se de não mudar muito os objetos de lugar enquanto limpa os móveis

Quando o tempo não está a nosso favor, faxinar a casa se torna um verdadeiro desafio. Afinal, só de pensar em varrer os cômodos, limpar o banheiro, passar um pano no chão e tirar a poeira dos móveis já bate um leve desespero! Mas, calma. Para te ajudar nessa missão, nós criamos um guia completo de como fazer uma faxina rápida e organizada com dicas que você pode seguir sem muitas dores de cabeça!

1. Divida as tarefas da faxina entre outras pessoas da casa

Morar com mais pessoas pode ser uma grande vantagem na hora de organizar a limpeza da casa! Afinal, basta dividi-las igualmente entre todos e priorizar os cômodos que devem ser limpos primeiro - assim, não fica pesado para ninguém. E se vocês não conseguirem terminar as tarefas a tempo (o que deve ser bem improvável), já estarão com tudo meio caminho andado.

2. Comece a faxina tirando o pó dos móveis de todos os cômodos

Dividiu as tarefas? Então é a hora de colocar a mão na massa! Para começar, pegue um espanador ou uma flanela e tire o pó dos móveis de todos os cômodos da casa. Limpe mesas, cadeiras, cabeceiras, cômodas, armários e tudo o que há de direito - passando pelos quartos, banheiros, sala, varanda (se houver) e, por fim, pela cozinha. Para caprichar ainda mais e dar um brilho na casa, passe um pano úmido com lustra móveis ou álcool nas superfícies de madeira. Ah, e não se esqueça: para que a casa continue organizada evite mudar os objetos de lugar enquanto limpa os móveis. Retire-os para tirar o pó e os coloque de volta.

3. Recorra ao aspirador de pó

Quando os móveis estiverem limpos, use o aspirador de pó - e toda a praticidade que ele oferece - para dar uma geral na casa e tirar a poeira que caiu no chão da limpeza. Limpe o estofado de cadeiras, poltronas e sofás, dê uma atenção especial para o carpete da sala, passe o aspirador no chão do banheiro e não se esqueça da cozinha.

4. Limpe os banheiros

Na hora de limpar os banheiros, o ideal é dividir as tarefas em 3 partes para fazer uma faxina mais rápida: você pode começar esfregando o piso do box com água morna, detergente e um pouco de água sanitária (dependendo do tipo de piso). Em seguida, enxágue bem para tirar qualquer resquício dos produtos e esfregue a parede do cômodo com uma mistura de bicarbonato, vinagre e limpa limo. Para limpar os vidros, recorra a um limpador específico (como o limpa vidros) e aproveite para limpar outras janelas e espelhos espalhados pela casa. Assim, você já cumpre outras etapas em uma tacada só!

5. Dê uma geral na cozinha

Para limpar a cozinha, dedique uma parte do tempo lavando a pilha de louças e colocando todas as guarnições que já estiverem limpas dentro das gavetas. Em seguida, limpe a parte de fora da geladeira com um bicarbonato e detergente neutro usando um pano umedecido. Se sobrar tempo, limpe também a parte interna apenas com o detergente - basta tirar os alimentos e as partes removíveis do eletrodoméstico, fazer a limpeza e, depois, colocar tudo no lugar. Por fim limpe o fogão e as bancadas com detergente e uma esponja limpa.

6. Passe um pano no chão dos cômodos e verifique se as coisas estão em ordem

Quando você terminar de limpar a cozinha, esfregue o piso do cômodo com uma solução de detergente neutro, desinfetante com cloro e água, passe um pano para secar e pegue outro pano limpo para repetir a etapa em todos os outros cômodos. Com um limpador multiuso, passe o pano no chão e aproveite para colocar os objetos que estiverem fora do lugar, em ordem. Prontinho!

Matérias: Organização

Ver mais