Lavanderia

O chinelo branco encardiu? Os melhores truques para deixar a borracha como nova

Descubra como tirar o encardido e ficar com o chinelo branco parecendo novo
Descubra como tirar o encardido e ficar com o chinelo branco parecendo novo

Um chinelo branco é um coringa e pode combinar com qualquer look, mas não dá para negar que um problema dessa cor é o modo como ela pode ficar encardida após pouco tempo de uso - o que faz com que ganhe uma aparência envelhecida mesmo que ainda seja novo. 

No entanto, para a alegria de quem ama a praticidade de sapatos com esse tom, existem vários truques que ajudam a impedir que a borracha acabe encardida antes da hora e pareça nova por muito mais tempo. Vem conferir a matéria e descobrir quais são!

Pré-lavagem com bicarbonato de sódio e vinagre ajuda a tirar as manchas

Para tirar as manchas de um chinelo branco - ou outros sapatos de borracha -, a primeira dica é fazer uma espécie de pré-lavagem com água, bicarbonato de sódio e vinagre. Faça a mistura em um recipiente separado e use uma esponja para esfregar bem o calçado com a junção dos dois produtos - dando uma atenção extra às manchas mais insistentes e escuras. 

Faça isso por toda a borracha e deixe o solado, área que acumula mais impurezas, por último. Nele, em vez de aplicar diretamente a mistura, remova a sujeira batendo o chinelo em algum lugar e, em seguida, fazendo uma limpeza com água pura. Quando sair o "grosso", passe o bicarbonato com vinagre junto com a esponja e enxague todo o calçado. 

Detergente ou tira manchas em pó branco para finalizar a limpeza 

Depois de usar o bicarbonato de sódio com vinagre, aplique detergente e esfregue novamente com a esponja para garantir uma limpeza completa. Ao enxaguar, se perceber que as manchas persistem, você pode recorrer ao truque de adicionar tira manchas em pó branco na mistura que fez inicialmente para solucionar o problema - deixando agir por alguns minutinhos antes de fazer o enxague para que o chinelo fique realmente limpo e parecendo novo. Essa dica é ótima para a sola, as laterais e a área dos dedos, que tendem a ficar mais encardidas que as outras partes do calçado. 

Cloro? Evite! Ele amarela e resseca a borracha do chinelo

Na hora de tirar manchas de um chinelo branco, muita gente recorre ao cloro achando ser a solução ideal - no entanto, esse produto só tende a piorar o problema. Isso porque, em vez de tirar o encardido, ele acaba deixando o chinelo amarelado e com a borracha ressecada por contar com componentes muito agressivos em sua composição.

Por isso, evite! E prefira sempre a limpeza com produtos de limpeza que não tenham cloro. 

Matérias: Lavanderia

Ver mais