Limpeza

Não sabe limpar colchão? Descubra como se livrar das manchas e acabar com a cara de encardido

Quando usadas com cuidado, as escovas podem ser grandes aliadas no processo de limpeza do colchão
Quando usadas com cuidado, as escovas podem ser grandes aliadas no processo de limpeza do colchão

Que é preciso mudar a roupa de cama com frequência você já sabe, mas o que dizer em relação ao colchão? Verdade seja dita, ele não é nada barato, mas mesmo assim tem gente que decide trocá-lo antes do tempo simplesmente porque o tecido ficou sujo demais. Mas você sabia que a limpeza do colchão pode - e deve - ser incorporada na sua rotina de faxina? Aprenda a se livrar das manchas indesejadas e mantê-lo com cara de novo por mais tempo:

Limpeza de colchão deve ser feita a cada 6 meses

Não existe uma regra muito predefinida em relação ao tempo que cada um deve esperar para limpar o seu colchão, mas de uma forma geral é indicado fazer uma faxina mais intensa a cada seis meses. Até lá você pode passar com frequência o aspirador de pó (se tiver) e virar e trocar o colchão de lado a cada 15 dias, para ele não ficar "viciado" com o peso de um lado só. Esse método também o ajuda a durar mais.

Passado o tempo sugerido - ou o que você considerar necessário - é hora de limpar o colchão com propriedade! Para isso retire toda a roupa de cama e coloque ela pra lavar. Depois, dissolva um pouco de sabão em pó em um balde de água fria e, com a ajuda de um pano limpo ou da parte macia da esponja, aplique a mistura no colchão fazendo movimentos circulares.

Preferencialmente o retire do estrado da cama, repita o processo dos dois lados e o deixe em pé secando em algum lugar. Uma boa dica para acelerar o processo de secagem é ligando um ventilador na frente dele. Quando não estiver mais úmido é só colocar de volta no lugar e pronto! O processo é muito importante para matar os ácaros, e você só vai ter que se preocupar em repetir ele de novo daqui a alguns meses.

Manchas de urina no colchão saem com a ajuda de bicarbonato de sódio

Quem tem criança pequena em casa sabe que o xixi na cama pode se tornar um verdadeiro pesadelo na vida de uma família. Ainda assim, dá para amenizar o problema se livrando das manchas de urina no colchão e acabando com o seu odor característico. Antes de mais nada, é bom lembrar que quanto mais rápido você agir para se livrar de uma mancha maiores as chances de ela sair sem deixar vestígios.

Pois bem, a dica é bem simples: coloque bicarbonato de sódio na área afetada e deixe o produto agir por pelo menos 20 minutos. Depois, retire o produto com a ajuda de uma esponja (usando a sua parte macia) ou de um pano limpo umedecido em uma mistura de água e sabão em pó. Vinagre é outra opção para retirar o bicarbonato, já que reage de forma intensa com o produto. Só é importante lembrar que o seu cheiro característico vai ficar no colchão por algum tempo.

Para se livrar de manchas de sangue no colchão use detergente

Não é incomum que mulheres sem querer sujem o colchão de sangue durante o período menstrual. Embora a limpeza em um primeiro momento possa soar como uma grande dor de cabeça, na verdade não é tão difícil assim se livrar desse tipo de mancha. O truque é colocar um pouco de detergente em um pano e ir limpando tudo com movimentos circulares. Lembrando que se for usar água ela deve ser fria, nunca quente! Se não sair pode tentar esfregar a área com uma escovinha, mas com o cuidado para não danificar o colchão. Lembre-se: quanto antes você limpar maiores as chances de a mancha sair com facilidade.

Se surgirem manchas de mofo, coloque o colchão no sol

Bem, se o mofo deixou o seu colchão em uma situação crítica talvez valha mais a pena trocar por um novo. Já se as manchas são menores e superficiais saiba que ele ainda tem jeito! A primeira sugestão é colocar o colchão no sol para tentar acabar com a umidade e, consequentemente, matar os invasores - lembrando que essa técnica aumenta o número de ácaros, mas neste caso vamos focar no problema do bolor, ok?

Para tirar as manchas a dica mais uma vez é apostar no bicarbonato de sódio com vinagre, mas outra alternativa é utilizar detergente e água oxigenada. É só aplicar o produto com a área macia da esponja, esfregar com calma e paciência e pronto! Só não se esqueça que a água oxigenada pode manchar o colchão caso ele não seja bem claro.

Outros tipos de manchas no colchão também podem desaparecer

Como você já deve ter percebido, com alguns poucos produtos é possível se livrar das terríveis manchas no colchão. Por isso, mesmo que ela não seja de urina, sangue ou mofo a dica para acabar com elas é usar detergente e esfregar com a parte macia da esponja. Já para evitar o odor desagradável a sugestão é espalhar bicarbonato de sódio por todo o colchão, deixar o produto lá por meia hora e depois tirar tudo com a ajuda de um aspirador de pó ou pano limpo.

Matérias: Limpeza

Ver mais