Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Não sabe como limpar forno elétrico? As dicas para mantê-lo impecável
Meu Lar 10/06/2020

Não sabe como limpar forno elétrico? As dicas para mantê-lo impecável

Compacto, funcional e portátil. Para quem preza por praticidade e não tem muito espaço na cozinha, o forno elétrico é uma verdadeira mão na roda! Mas para que o aparelho funcione perfeitamente, é muito importante limpá-lo com uma certa frequência. Por isso, nós preparamos um guia definitivo de como limpar forno elétrico e manter o aparelho impecável. Então já pode ir separando os principais produtos de limpeza da sua casa e dar uma conferida nas dicas!

Comece limpando a parte externa do forno com detergente neutro, álcool líquido ou limpador multiuso

Iniciar a limpeza de eletrodomésticos pela parte de fora normalmente é a maneira mais fácil de começar e não exige mais do que 5 minutinhos. No caso do forno elétrico, você só precisa passar um pano de microfibra por toda a parte externa do aparelho com algum produto de limpeza bem neutro para não manchar a superfície. Fica a dica: os limpadores multiusos são bem eficientes nesse sentido. Você também pode apelar para o clássico detergente neutro ou passar um pouco de álcool líquido. Depois é só tirar o resquício do produto com uma flanela limpa e secar o forno elétrico com algumas folhas de papel toalha.

Obs.: A gente acredita que você provavelmente irá se lembrar de desligar o aparelho da tomada antes de começar a limpeza, mas não custa nada lembra mais uma vez! Não se esqueça de fazer isso, ok?

Para limpar o vidro do forno elétrico, recorra ao limpador próprio para essa superfície

Quando você estiver finalizando a limpeza externa do aparelho, use um aparelho borrifador de limpa vidros para  limpar o vidro do forno elétrico. Basta borrifar o produto sobre a superfície e, então, esfregar com uma flanela macia para tirar possíveis gorduras e manchinhas de marcas de dedo. Por fim, seque o vidro com algumas folhas de papel toalha!

Limpe a parte interna do forno elétrico com detergente e uma esponja macia

Para limpar a parte interna do aparelho você só precisa de detergente neutro e de uma esponja macia. Primeiro, retire os resquícios de comida que estiverem presos no forno (lembrando de tomar muito cuidado para não arranhar o aparelho!).

Em seguida, retire as grades, limpe-as com detergente e uma esponjinha e lembre-se de secá-las muito bem depois de lavar. Se a sua grade estiver muito engordurada, uma boa dica é deixá-la de molho por cerca de 10 minutinhos com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.

Por fim, limpe a área interna mais uma vez com o detergente e o lado macio da esponja, tire o produto com um pano umedecido e seque bem com um pano limpo. Viu como não tem nenhum mistério?

Veja mais