Lavanderia

Não precisa jogar fora: aprenda como tirar marca de ferro da roupa

Manchas causadas por ferro quente podem sair, mas é preciso agir rápido para aumentar as chances de resolver o problema
Manchas causadas por ferro quente podem sair, mas é preciso agir rápido para aumentar as chances de resolver o problema

Você estava passando a roupa, se distraiu e acabou deixando ela com uma baita marca de ferro? Fim do mundo? Longe disso! Com alguns cuidados você pode ter a sua peça de volta sem aquela terrível mancha te lembrando o tempo todo do seu descuido. Siga o nosso passo a passo com a tranquilidade no olhar de quem sabe que a roupa não está perdida para sempre!

Como tirar marca de ferro de roupas claras e escuras

Ok, você queimou a roupa, e agora? Bem, desligue o ferro e mãos à obra, porque quanto antes você tentar se livrar da mancha melhor. Primeiro, lave a água afetada com água morna, porque isso vai permitir que pequenos resíduos que grudaram na roupa saiam. Depois, tente esfregar um tira manchas na região, porque o produto vai evitar que a marca fique entranhada na roupa.

Não resolveu? Bem, então será preciso tomar uma atitude um pouco mais drástica. Passe um pouco de água oxigenada no amarelado ou prateado - afinal, a mancha possui cores diferentes para roupas claras e escuras. A dica é simples: embebe o produto em um algodão, aplique na área afetada e esfregue bem. Depois, deixe descansar por uns 20 minutos. Essa sugestão pode ser seguida com a roupa seca, inclusive.

A água sanitária também ajuda a tirar a marca de ferro, mas é bom lembrar que o produto pode danificar sua roupa, então use-o com cuidado e apenas se não tiver conseguido resolver o problema de outra forma, ok? Além disso, se for utilizar o produto siga as instruções do fabricante para dilui-lo com água e deixar a peça de molho. Se optar pelo segundo caso, mantenha por no máximo 20 minutos no balde ou bacia e depois lave normalmente. Por fim, não se esqueça que a dica da água sanitária só pode ser usada em roupas brancas, então deixe-a realmente como última opção.

Algumas receitinhas caseiras também podem vir bem a calhar nesse momento, caso precise acabar com o problema e não tenha algum dos produtos citados em casa. Nesse caso, a combinação vinagre + bicarbonato de sódio funciona muito bem, só não se esqueça de aplicar primeiro o vinagre e depois polvilhar o bicarbonato por cima. Depois, esfregue ou use uma escova de cerdas macias para retirar a marca de ferro. A combinação de suco de limão e sal também pode funcionar, apenas evite esfregar com muita força, porque o sal pode danificar a sua roupa.

Os cuidados para evitar que o ferro manche a sua roupa

Mais fácil que tirar mancha causada por ferro de passar é simplesmente evitá-la! A melhor forma de fazer isso é simplesmente ficar de olho na etiqueta da roupa. Não entendeu? Pois é ela quem vai indicar de qual material a peça foi feita, e a partir dessa informação você vai poder ajustar o ferro para a temperatura adequada. Mas essa não é a única sugestão! Além disso, antes de passar a roupa deixe o ferro esquentar por aproximadamente 2 minutos, porque isso vai permitir que ele elimine as impurezas antes de você usá-lo para passar. Por fim, lembre-se de limpar o aparelho com frequência, porque assim as chances de você sujar uma roupa por puro descuido vão ser de praticamente 0.

Matérias: Lavanderia

Ver mais