Alimentação

Não erre no ovo de codorna! Como cozinhar e descascar o alimento sem quebrá-lo

Para descascar ovo de codorna com facilidade, uma boa dica é transferi-los para uma bacia de água gelada após o cozimento, esperar 5 minutos e, então, remover as películas com as mãos
Para descascar ovo de codorna com facilidade, uma boa dica é transferi-los para uma bacia de água gelada após o cozimento, esperar 5 minutos e, então, remover as películas com as mãos

Muito usado no preparo de saladas, molhos, tira gostos ou acompanhamentos para o almoço, o ovo de codorna é bem nutritivo e faz bastante sucesso na culinária brasileira. Apesar de ser semelhante ao ovo de galinha, o de codorna é menorzinho e tem uma maior concentração de minerais, vitaminas e outros nutrientes. Mas, para prepará-lo de forma correta, é importante seguir alguns truques - como cozinhar no tempo certo e tomar cuidado para não quebrá-lo no processo. Aqui, nós separamos dicas de como cozinhar e descascar ovo de codorna de forma correta e eficiente. Confira!

Como cozinhar ovo de codorna sem cometer erros?

Para não errar no cozimento dos ovos de codorna, é importante ficar atento ao tempo, à água utilizada no processo e também à forma de escoar o alimento. Veja o passo a passo que separamos:

Cozinhe o ovo na água filtrada

Para começar, você deve colocar os ovos de codorna em uma panela e encher de água filtrada (o suficiente para cobrir os alimentos). Caso algum ovinho fique boiando, o mais indicado é removê-lo, pois é provável que ele esteja estragado. Aqui, o importante é não se esquecer de usar água filtrada, pois os ovos têm uma casca porosa e tendem a absorver um pouco da água durante o cozimento.

Deixe cozinhar por 12 minutos

Após deixar a panela no fogo médio, você deve esperar a água ferver. Quando começar a borbulhar, marque 12 minutos e apague o fogo. Para facilitar posteriormente na hora de descascar, uma boa dica é mexer os ovos (no sentido horário e anti-horário) durante 2 minutos após a água começar a ferver. Assim, você garante que a gema fique no centro do alimento (e não na extremidade) o que ajuda bastante na hora de remover a película.

Passe os ovos na água fria

Após o cozimento, o ideal é transferir os ovinhos para uma bacia ou escorredor e jogar água fria (preferencialmente filtrada) para facilitar no processo de descascar. Bem simples, né?

Obs.: Você pode reutilizar a água do cozimento dos ovos (que é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes) para preparar novas receitas - como molhos e conservas - ou até mesmo para regar as plantas da casa. Nesse último caso, apenas lembre-se de deixar a água esfriar antes, ok?

Saiba como descascar ovo de codorna com facilidade

É importante destacar que o ovo de codorna, por ser menor, deve ser descascado com maiores cuidados - não é recomendado chacoalhar ou fazer muita pressão na casca, por exemplo. Aqui, nós separamos duas formas seguras de cumprir essa tarefa:

Role os ovinhos na bancada

A primeira dica para descascar o ovo de codorna com maestria é passá-lo na água fria após o cozimento - assim, ele fica morno e não corre o risco de queimar os seus dedos no processo. Na bancada da cozinha, role o ovinho fazendo uma leve pressão com a palma da mão (mas tomando cuidado para não botar muita força). Assim, a casca vai se quebrando aos poucos e, quando ela estiver toda trincada, use a ponta dos dedos para remover a película. Após descascar todos os ovos, coloque-os em uma bacia, encha de água filtrada e, então, esfregue-os suavemente para remover os restos de casca que ficaram grudados. Não tem erro!

Use uma bacia com água gelada

Outro truque bem simples que facilita o processo é recorrer à água gelada. Nesse caso, você deve mergulhar os ovos no gelo logo após o cozimento e esperar um pouco. Para começar, prepare uma bacia com água filtrada gelada e algumas pedras de gelo. Quando os ovos estiverem cozidos, apague o fogo, escorra a água e transfira-os imediatamente para a bacia. Aguarde 5 minutos e, então, vá tirando os ovos um por um da água gelada. Para descascar, bata levemente uma das extremidades do ovo (sem fazer muita força) na bancada. Use os dedos para remover a película - você vai perceber que, assim, a casca tende a sair com muito mais facilidade.

Matérias: Alimentação

Ver mais