Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como cozinhar ovo de codorna sem errar
Guia Culinário 26/04/2024

Saiba como cozinhar ovo de codorna sem errar

Seja para preparar saladas, molhos, tira-gostos ou acompanhamentos, o ovo de codorna é um ingrediente versátil e nutritivo, bastante popular na culinária brasileira. Mas diz aí: você sabe como cozinhar ovo de codorna sem erro? Ou, ainda, como tirar fácil a casca do ovo de codorna?

Hoje vamos te ajudar com tudo sobre esse ingrediente cheio de vitaminas e sais minerais essenciais – e que enche de sabor a comida na mesa. Quer ver? Venha conosco e descubra truques e dicas de como cozinhar e descascar ovo de codorna de forma eficiente. Confira!

Como cozinhar ovo de codorna sem cometer erros?

Para garantir ovos de codorna perfeitos, é preciso prestar atenção ao tempo de cozimento e à qualidade da água utilizada. Veja o passo a passo:

1.Cozinhe o ovo na água filtrada

Ao preparar os ovos de codorna, opte sempre por água filtrada. Isso ajuda a evitar que a casca absorva impurezas durante o cozimento. Certifique-se de que os ovos estejam totalmente submersos na água.

2.Deixe cozinhar por 12 minutos

Em fogo médio, aguarde a água ferver. Uma vez que comece a borbulhar, marque 12 minutos no cronômetro. Mexer os ovos levemente durante os primeiros minutos pode ajudar a centralizar a gema e facilitar o processo de descascar.

3.Passe os ovos na água fria

Após o cozimento, transfira os ovos para uma bacia com água fria. Esse choque térmico facilitará a remoção da casca.

Dica extra

Você pode reutilizar a água do cozimento dos ovos (que é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes) para preparar novas receitas – como molhos e conservas – ou até mesmo para regar as plantas da casa. Nesse último caso, apenas lembre-se de deixar a água esfriar antes, ok?

Como descascar ovo de codorna com facilidade?

Agora que já sabe como cozinhar ovo de codorna, é hora de aprender as técnicas mais indicadas para remover as cascas sem dificuldades e riscos, agilizando sua vida na cozinha.

Aliás, lembre-se de que o ovo de codorna, por ser menor, deve ser descascado com cuidado. Não é recomendado chacoalhar ou fazer muita pressão na casca, por exemplo. Aqui, separamos duas formas seguras de cumprir essa tarefa:

1.Role os ovos na bancada

Após resfriá-los com a água fria, role os ovos de codorna delicadamente sobre a bancada da cozinha. Aplique uma leve pressão com a palma da mão para que a casca se quebre aos poucos – quando ela estiver toda trincada, use a ponta dos dedos para remover a película. Após descascar todos os ovos, coloque-os em uma bacia, encha de água filtrada e, então, esfregue-os suavemente para remover os restos de casca que ficaram grudados.

2.Use uma bacia com água gelada

Outro truque bem simples que facilita o processo é recorrer à água gelada. Nesse caso, você deve mergulhar os ovos no gelo logo após o cozimento e esperar um pouco. Para começar, prepare uma bacia com água filtrada gelada e algumas pedras de gelo.

Quando os ovos estiverem cozidos, apague o fogo, escorra a água e transfira-os imediatamente para a bacia. Aguarde cinco minutos e tire os ovos um por um. Para descascar, bata levemente uma das extremidades do ovo (sem fazer muita força) na bancada. Use os dedos para remover a película – você vai perceber que, assim, a casca tende a sair com muito mais facilidade.

Quanto tempo dura o ovo de codorna cozido?

Os ovos de codorna cozidos podem durar até uma semana na geladeira, desde que armazenados corretamente em recipiente fechado.

Quais são os benefícios de comer ovo de codorna?

De forma geral, os ovos são ótimos para nossa saúde. Eles são ricos em minerais, vitaminas e proteínas, contribuindo diretamente para saúde em geral, o fortalecimento dos músculos e do coração. Veja, a seguir, algumas vantagens de incluir ovos de codorna em sua alimentação:

  • Ricos em proteínas: são uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, essenciais para a construção e reparação de tecidos musculares, além de serem importantes para o funcionamento geral do corpo.
  • Nutrientes essenciais: ricos em uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina D, ferro, fósforo e selênio, que desempenham papéis significativos no metabolismo, função imunológica e saúde óssea.
  • Auxiliam na saúde cardiovascular: estudos sugerem que o consumo regular de ovos de codorna pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e aumentar os níveis de colesterol HDL (bom), contribuindo para a saúde do coração.
  • Propriedades antioxidantes: ajudam a proteger as células do corpo, bem como a prevenir doenças crônicas e o envelhecimento precoce.
  • Ajudam na saúde dos olhos: são uma boa fonte de vitamina A, que é essencial para a saúde ocular e pode auxiliar na prevenção de problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular.

O que combina com ovo de codorna cozido?

Os ovos de codorna cozidos são um ingrediente versátil que pode complementar vários pratos, desde saladas e sopas até lanches e petiscos. Sua textura macia e sabor suave os tornam uma adição deliciosa a uma variedade de receitas. A seguir, confira algumas ideias para incorporá-los nas suas refeições:

1. Salpicão de pernil

Entrada de salpicão de pernil em uma tábua de madeira redonda montada para ser servida como comida de Carnaval

Entradinha deliciosa que tem tudo para fazer sucesso em qualquer ocasião. O salpicão de pernil é feito com lascas de pernil assado e um tempero suave, além do molho de maionese e iogurte. Experimente adicionar os ovinhos de codorna para complementar a experiência.

2.Salada de batata com bacon

2.Salada de batata com bacon

Essa salada de batata com bacon fica ainda melhor com pedaços de ovos de codorna cozidos. Perfeita para churrascos e reuniões familiares.

3. Salada de grão-de-bico

O que fazer para comer em uma noite romântica, salada de grão-de-bico

Opção leve, essa salada de grão-de-bico leva tomate, cebola e cenoura. Acompanhamento ideal para um almoço rápido e nutritivo, que fica ainda mais interessante com ovos de codorna cozidos. Experimente!

4. Salada de frango com batata palha

Saladas de frango para a semana toda

Colorida e saborosa, essa salada de frango com batata palha é uma refeição completa: além de frango e batata palha crocante, leva vários legumes e folhas frescas. Você pode incluir os ovos de codorna para dar um toque extra, com textura macia para complementar os outros ingredientes.

5. Salada de soja com vinagrete

Recipiente com salada de soja com vinagrete em cima de uma tábua de mad

Quer uma salada para te surpreender? Então, experimente essa sugestão de saladinha de soja vinagrete que é uma delícia. Ótima para complementar seu almoço ou jantar e que fica ainda mais completa com um ovo de codorna cozido para acompanhar.

6. Salada caprese com macarrão parafuso

Salada caprese com macarrão parafuso em uma travessa sobre uma mesa montada como prato

Veja essa versão de salada caprese com macarrão parafuso cozido, tomate-cereja, queijo muçarela de búfala e molho irresistível. Perfeita para dias quentes de verão, e cai muito bem, também, com um bom ovo de codorna.

7. Salada refrescante

Tábua com salada refrescante — com tomate, alface, beterraba e outros ingredientes

Alface crocante, tomate, beterraba, cenoura e, por que não, alguns ovos de codorna. Opção leve e nutritiva, essa salada refrescante é ideal para abrir seu almoço ou jantar.

8.Creme de abóbora com requeijão

receitas de creme, creme de abóbora com requeijão

Aproveite os dias mais frios para tomar este creme de abóbora com requeijão. Ele vai esquentar de vez e, para ficar ainda mais saboroso, inclua alguns ovos de codorna. Você vai amar!

9.Creme de legumes com castanha de caju temperada

receitas de creme, creme de legumes com castanha de caju temperada

Outra receita que merece destaque no seu cardápio é essa versão de creme de legumes com castanha de caju temperada, que agrega muitos nutrientes e sabor para seu dia a dia. Refeição completa e satisfatória, ainda mais gostosa com ovos de codorna cozidos adicionados no final.

10.Canjiquinha com frango

receitas de sopa, sopa de canjiquinha com frango

Essa receita de canjiquinha com frango, legumes e tempero caprichado é uma dica bem nutritiva e saborosa. Você pode acrescentar ovos de codorna no fim e ver como fica mais deliciosa!

11.Sopa de mandioquinha com carne seca

receitas de sopa, sopa de mandioquinha com carne seca

Essa cremosa sopa com mandioquinha com carne seca desfiada e caldo de legumes cozidos é uma explosão de sabores. Ideal para dias frios e que fica ainda mais saborosa com os ovos de codorna. Aproveite!

12.Bruschetta de burrata e tomate

O que servir em um jantar romântico, entrada de bruschettas de burrata de tomate

Deliciosa bruschetta com burrata cremosa, tomate fresco, manjericão e ovos de codorna cozidos. Muito fácil de preparar, essa receita pode servir de entrada ou lanche.

13.Bruschetta com pão caseirinho

Bruschetta com pão caseiro em cima de uma tábua de madeira, representando uma sugestão de petisco

Simples e deliciosa, a bruschetta com fatias de pão caseiro leva tomate fresco, manjericão e ovos de codorna cozidos. Rápida e fácil.

14.Bruschettas de tomate, atum e azeitonas

Bruschetta de tomate, atum e azeitonas sobre uma tábua de madeira, exemplificando um petisco

As bruschettas de tomate, atum e azeitonas funcionam como ótimo tira-gosto. Elas são bem leves, fáceis de preparar e mais refinadas que a maioria dos aperitivos – ou seja, combinam superbem com festas e eventos mais arrumados. Experimente dar um toque extra com pedaços de ovos de codorna.

15.Tapenade de azeitonas

Tapenade de azeitonas verdes com torradas sobre uma tábua redonda, um dos melhores petiscos

A tapenade é uma pastinha rústica, feita à base de azeitonas verdes ou pretas, conhecida por ser uma opção interessante para servir como entrada ou numa noite de snacks com os amigos. Sabor e textura que combinam bem com os ovos de codorna. Faça o teste!

16.Minicebolas caramelizadas

Colher de madeira mexendo minicebolas caramelizadas, uma opção de petisco

As minicebolas caramelizadas são o acompanhamento perfeito para tábua de queijos ou salada, com ovos de codorna cozidos. Toque extra de sabor.

17.Iscas de frango com chutney de abacaxi com cachaça

acompanhamento de frango para a semana toda

Além de servir como acompanhamento no almoço, por exemplo, as iscas de frango empanado funcionam como excelente tira-gosto – melhor ainda quando servido com diferentes molhinhos, como o chutney de abacaxi com cachaça. Opção cheia de sabor, que também pode ser acompanhada com ovos cozidos.

Viu como cozinhar ovo de codorna pode ser fácil? Com essas dicas, você está pronto para preparar pratos deliciosos com esse ingrediente. Experimente e surpreenda-se!

Produtos relacionados