Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 06/10/2020

Não é com vinagre! Saiba quando não usar o produto na limpeza

Tudo bem que o vinagre é uma verdadeira mão na roda para quem faz faxina no dia a dia – é ótimo para desinfetar vidros, pisos, remover manchas e cheiros fortes de vasilhas e roupas, por exemplo. Mas você sabia que, em alguns casos, esse produto pode ser prejudicial à limpeza? Isso porque ele tem um teor mais ácido, sendo indicado apenas para desinfetar determinadas superfícies. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria falando sobre quais tipo de materiais não devem ser limpos com vinagre. Dá uma conferida!

Facas de cozinha podem ficar desgastadas quando limpas com vinagre

Caso você queira manter as facas de cozinha limpas (livres de manchas e microrganismos), o ideal é fazer uma limpeza com detergente e, se necessário, uma solução de água com bicarbonato de sódio. Já o vinagre deve ser evitado ao máximo, pois pode acabar corroendo o aço inox a longo prazo, deixando os talheres desgastados e com aspecto envelhecido.

Evite limpar bancadas e pisos de mármore ou granito usando vinagre

Assim como talheres e outros objetos de aço inox ou alumínio, bancadas e pisos de mármore ou granito também são vulneráveis ao vinagre e devem ser limpas, preferencialmente, apenas com um pano úmido e um pouco de detergente neutro (para remover gorduras e restos de comida). A longo prazo, os ácidos presentes no vinagre tendem a tirar o brilho e corroer superfícies de pedras. Por isso, tente evitar ao máximo usar esse produto, ok?

Ferro de passar roupa pode ficar desgastado ao ser limpo com vinagre

Sabe quando o ferro de passar roupa fica com manchas de queimado na parte de baixo? Isso geralmente acontece por conta de resíduos de produtos (como sabão em pó ou amaciante) ou quando a roupa é queimada sem querer. É muito comum, neste caso, as pessoas usarem uma solução de água com vinagre. No entanto, essa mistura costuma ser bastante prejudicial à chapa de ferro, pois pode acabar desgastando a superfície e até danificando o funcionamento interno do utensílio. Por isso, caso seja necessário limpar o ferro, a nossa dica é usar uma solução de água com bicarbonato – que também é ótima para desinfetar e tirar manchas.

Tente não limpar superfícies sujas com ovos usando vinagre

Você sabia que limpar superfícies sujas com ovos usando vinagre também é uma péssima ideia? Isso porque, quando entra em contato com ovos crus, o vinagre faz com que as proteínas do alimento se coagulem, gerando uma substância pegajosa que fica ainda mais difícil de limpar. Portanto, caso você suje o piso, a parede ou a mesa de vidro com ovos, lembre-se de sempre evitar o vinagre – dê preferência ao detergente, desengordurante ou álcool, por exemplo.

Móveis de madeira maciça também não devem ser limpos com vinagre

Na hora de limpar prateleiras, gavetas e outros móveis de madeira maciça (seja na cozinha, na sala ou no quarto), também é importante que você evite usar o vinagre puro. Isso porque o produto pode acabar manchando a madeira e até deixando a superfície desgastada a longo prazo. Caso seja necessário, você até pode usar uma solução bem diluída (com bastante água e um pouco de vinagre) para eliminar microrganismos dos móveis. Afinal, esse produto é ótimo para desinfetar e tirar cheiros fortes de diferentes materiais. No entanto, tente dar preferência aos produtos indicados para madeira, como o lustra móveis ou cera líquida, que serve para reforçar a proteção do material.

Veja mais