Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 10/09/2020

Não deixe encardir! Aprenda como limpar bolsa de bebê

Além de tomar todos os cuidados com as roupinhas e acessórios de bebê (como trocador, banheira, carrinho, chupetas e mamadeiras), é importante manter a bolsa do bebê sempre higienizada (livre de microrganismos e sujeiras). Afinal, é nela que você vai guardar fraldas, lenços, pomadas, roupas, fraldinhas de pano, papinhas, mamadeiras e outros itens imprescindíveis na hora de sair de casa. O problema é que, com o tempo, é comum que a bolsa fique com um aspecto mais desgastado e encardido. Para te ajudar a resolver esse tipo de problema, nós separamos dicas de como limpar bolsa de bebê de forma simples. Confira!

Como limpar bolsa de bebê encardida?

Para garantir que a bolsa do bebê fique sempre limpa (livre de manchas de encardido), a nossa dica é fazer uma lavagem caprichada pelo menos a cada 15 dias, usando os produtos de limpeza certos.

Para começar, encha uma bacia grande com água quente e acrescente pelo menos 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture levemente a solução e, em seguida, mergulhe a bolsa na bacia, esfregando os locais mais sujos com uma escova. Depois, lave a bolsa normalmente com sabão comum ou então recorra ao lava roupas líquido bebê, que tem pH neutro e é indicado para tecidos mais finos e delicados. Depois de lavar, deixe a bolsa secar bem em um local arejado (de preferência, sob o sol) e prontinho!

Obs.: Nunca use água sanitária e produtos abrasivos de uma forma geral, pois eles podem causar manchas e acabar danificando o material da bolsa de bebê.

Use um tira manchas ou uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio e detergente neutro para manchas persistentes

Caso haja alguma mancha de encardido mais persistente, a nossa sugestão é recorrer para um tira manchas específico. Neste caso, basta aplicar o produto diretamente no local sujo, esperar pelo menos 20 minutos, esfregar com uma escova e, depois, lavar a bolsa normalmente. Outra opção é preparar uma mistura caseira de 500 ml de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro. Misture tudo levemente, coloque a solução em um borrifador e espirre pontualmente nos locais mais encardidos. Use uma escova para esfregar e, depois, lave a bolsa normalmente com água e sabão (ou com o lava roupas líquido de bebê). Deixe secar bem no sol que não tem erro!

Bolsa de bebê de couro deve ser limpa com um pano umedecido e um pouco de detergente neutro

Caso você tenha uma bolsa de bebê de couro, é necessário fazer uma limpeza mais cuidadosa, pois o material é mais sensível à umidade e ao calor. Por isso, a nossa dica é usar uma flanela macia levemente umedecida (com um pouco de detergente neutro, se a bolsa estiver muito encardida) para limpar a parte externa. Já para a parte interna, que geralmente é feita de tecido, você pode passar um aspirador de pó e, depois, puxar o estofamento para fora para lavar normalmente com água e sabão. Bem simples, né?