Lavanderia

Nada de manchas! Como tirar mofo de toalha de banho

Para tirar mofo de toalha de banho, o ideal é usar uma solução de vinagre com bicarbonato e, depois de lavar, deixar o tecido secar bem em um local arejado
Para tirar mofo de toalha de banho, o ideal é usar uma solução de vinagre com bicarbonato e, depois de lavar, deixar o tecido secar bem em um local arejado

Deixar a toalha em locais muito úmidos (com pouca ventilação) ou enrolada em cima da cama contribui para a proliferação de fungos e bactérias, sabia? Por isso, muitas vezes, o tecido adquire um cheiro desagradável e, dependendo, pode até ficar com manchas de mofo. A boa notícia é que, usando os produtos de limpeza certos e seguindo algumas dicas na hora de guardar, é bem fácil contornar esse tipo de problema. Quer saber como tirar mofo de toalha de banho de forma simples? Confira as dicas que separamos!

Para tirar mofo de toalha de banho, use uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio

A principal dica para tirar mofo de toalha de banho sem danificar os fios do tecido (ou prejudicar sua capacidade de absorção) é recorrer à famosa mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Para começar, mergulhe a toalha em uma bacia com água quente. Em um recipiente separado, coloque 1 xícara de vinagre branco e 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio. Misture levemente a solução e reserve. Depois, tire a toalha da bacia e, então, aplique a solução de vinagre com bicarbonato. Esfregue com uma escova pontualmente o local da mancha e espere cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque a toalha para lavar normalmente (usando vinagre branco no lugar do amaciante).

Obs.: Caso não haja uma mancha de mofo forte, você pode usar apenas o vinagre, esfregar o local e, depois, colocar a toalha para lavar normalmente. Bem simples, né?

Estenda as toalhas em um local bem arejado

Para evitar o acúmulo de fungos e bactérias, um dos pontos mais importantes é estender as toalhas em um local bem arejado, como um quintal ou varanda com sol. Essa dica serve tanto para toalhas que estão em uso (neste caso, lembre-se de estendê-las logo após o banho) quanto para as recém-tiradas da máquina de lavar. Deixando o tecido bem seco e evitando focos de umidade, pode apostar que fica fácil fugir do mofo!

Disponha produtos evita mofo nas prateleiras das toalhas

Para evitar o surgimento de manchas de mofo nas toalhas, outra dica importante é tomar alguns cuidados na hora de guardá-las. Os produtos evita mofo, por exemplo, têm a função de atrair a umidade para si, deixando o ambiente mais seco e protegendo os itens ao redor contra o mofo. Por isso, uma boa sugestão é colocá-los nas prateleiras em que ficam armazenadas as toalhas de banho, de rosto e de mãos. Pode apostar que, assim, será difícil algum tecido ficar mofado!

Matérias: Lavanderia

Ver mais