Limpeza

Nada de lixo: como reaproveitar potinhos de comida na organização da casa

Potes de comida podem te ajudar a organizar objetos em casa. Veja as dicas!
Potes de comida podem te ajudar a organizar objetos em casa. Veja as dicas!

Todo dia é um novo dia para pensarmos em formas de diminuirmos a geração de resíduos em casa. Quando vamos ao mercado, compramos uma grande quantidade de alimentos que vêm em potes de diferentes tamanhos e formas. Que tal olhar para esses potinhos com um pouco mais de carinho? Em vez de você comprar novos acessórios e artigos decorativos, você pode criar modelos exclusivos a partir do uso da criatividade aliada aos potes plásticos e de vidros. Além de economizar, você ainda ajuda na diminuição de lixo. Não sabe por onde começar? Nós separamos algumas ideias para você colocar em prática na sua casa!

Potes de vidro podem virar compartimentos para guardar itens de higiene

Quando o assunto é reaproveitamento e organização, os potes de vidro são os grandes queridinhos. No mercado, ele é normalmente usado para guardar os alimentos em conserva, mas, após o uso, podem se tornar verdadeiras peças de decoração e organização cheias de estilo. Afinal, o vidro é um material bem sofisticado, né? Eles podem ser usados para guardar itens de higiene no banheiro, por exemplo. Você pode decorá-los da maneira que preferir adicionando detalhes em tinta, tecido, papel e outros materiais. Não esqueça de guardar as tampas também: além de proteger os objetos, você também pode fazer furos que facilitem na hora de pegar os produtos.

Para facilitar ainda mais a sua organização, uma dica é pendurá-los em armários ou estantes com o auxílio de cola quente, ganchos ou parafusos. Assim, eles não ocupam espaço na sua bancada e deixam a arrumação mais otimizada. Coloque um ao lado do outro e brinque com as cores para criar um ambiente descontraído, bonito e, claro, arrumado!

Versões de tamanhos pequenos, como os de geleia e de requeijão, também ajudam no dia a dia

Sabe aqueles potinhos de geleia bem pequenos que parecem não servir para guardar nada? Apesar do seu tamanho, eles podem servir muito bem para dar lugar a outros alimentos: os condimentos. Aqueles temperos muito usados em cozinha, como orégano, cravo, canela, manjericão e mais. Colocá-los em compartimentos separados, como os potes de geleia, e identificá-los através de etiquetas ou, até mesmo, cores, pode deixar o seu dia a dia na cozinha muito mais prático.

Os copos de requeijão já são velhos conhecidos da cozinha reutilizável, mas você sabia que os potes de plástico também podem te ajudar no dia a dia? Mesmo sendo pequenos, eles podem ser grande aliados na hora de guardar peças de tamanhos menores: cotonetes, linhas, agulhas, brincos e outros da sua preferência. Também são ótimos para serem usados nos quartos das crianças e ajudar a organizar os gizes de cera, por exemplo. Para deixá-los bem bonito, você pode decorar da maneira que quiser: com tecidos, papéis de artesanato, adesivos ou tinta.

Potes de maioneses em maiores tamanhos permitem uma infinidade de uso

Pintados com tinta e enfeitados com outros materiais, podem se tornar porta-objetos na sua casa: aproveite-os para guardar pincéis de maquiagem ou de artesanato, talheres, itens de papelaria e o que mais você preferir. Nesse caso, é melhor deixá-los sem a tampa para conseguir pegar os objetos com melhor facilidade. Se você mora em apartamento ou casa com pouco espaço para montar um jardim, eles também podem servir como lindos arranjos de flores. Para isso, é melhor cortá-lo um pouco abaixo da tampa para que a abertura fique maior e deixe mais espaço para as plantas crescerem.

Matérias: Limpeza

Ver mais