Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nada de insônia! 6 dicas para dormir melhor depois de um dia exaustivo
Cuide Bem 22/10/2019

Nada de insônia! 6 dicas para dormir melhor depois de um dia exaustivo

A hora de dormir é sagrada, mas para muitos ela pode ser uma tortura. A insônia atormenta muitas pessoas, e a falta de uma boa noite de sono pode causar perturbação, fadiga, cansaço excessivo, irritação e mau humor, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho fora ou em casa. Para ajudar a espantar esse mal e a ter bons sonhos, aqui vão 6 dicas para melhorar as suas noites e deixar a insônia de lado.

1. Prepare seu quarto

Um bom ambiente é imprescindível para a hora de dormir. Por isso, é importante preparar o seu quarto para uma noite de sono adequada. Para começar, apague as luzes e desligue os aparelhos eletrônicos. Coloque roupas de cama confortáveis, de preferência de algodão, e higienize bem o quarto, pois a limpeza garante tranquilidade.

2. Use os aromas a seu favor

O olfato é um sentido que pode ser usado a seu favor na hora de dormir. Quando for fazer a limpeza do ambiente, dê preferência aos produtos com aroma floral, herbal ou de lavanda, que proporcionam tranquilidade. Odorizadores e aromatizadores também são boas alternativas para estimular os sentidos. Fazer uma automassagem com óleos essenciais, colocar algumas gotas no travesseiro ou usá-los em dispersores também podem ajudar a manter o corpo tranquilo.

3. Faça refeições leves

Na hora do jantar, nada de refeições pesadas. Frituras, alimentos gordurosos e carne vermelha não são indicados. Dê preferência a caldos, saladas, carne branca, pães ou lanches, como leite quente e frutas. Alimentos pesados demandam uma digestão mais lenta e o corpo vai precisar se esforçar mais para digerir, ao invés de relaxar para a hora do sono.

4. Evite estimulantes

Alimentos como café, chocolate e chá mate possuem muita cafeína, substância que agita o seu corpo e deixa seu cérebro alerta – tudo o que você não precisa para curar uma insônia, né? Por isso, evite consumir esses alimentos próximo ao horário de ir para a cama. Ah, e nada de doces, ok? O açúcar é um estimulante poderoso e consumi-lo antes de dormir pode significar uma longa noite acordado.

5. Prepare um chá

Ao contrário do café, chás são ótimas bebidas para tomar antes de ir deitar. Além da temperatura quente relaxar o corpo, um bom chá de ervas possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que irão preparar sua mente para ter bons sonhos. Você pode fazer uma infusão de chás em saquinhos, ou algum mais natural. Algumas combinações interessantes são folhas de hortelã e erva doce ou rodelas de limão e gengibre. Inclusive, apesar de essa raiz acelerar o metabolismo ela pode ser usada para fazer um ótimo chá para uma noite de gripe ou resfriado, já que tem efeito medicinal.

6. Respire

Fazer exercícios de respiração ajuda – e muito – no controle da insônia! Ao se deitar, procure inspirar e expirar profundamente em cinco tempos, prestando atenção no que está fazendo. Uma respiração correta traz relaxamento e calma, fazendo com que o corpo naturalmente relaxe.