Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mofo no tecido tem solução! Descubra como tirar o bolor da roupa seguindo dicas simples
Cuide Bem 05/12/2018

Mofo no tecido tem solução! Descubra como tirar o bolor da roupa seguindo dicas simples

Sabia que roupa também dá bolor? Sim, se ela ficar guardada e sem uso durante muito tempo, ou ainda estiver úmida quando for guardada no armário, pode acabar danificada e com mofo no tecido. Esse problema acontece, principalmente, com roupas de inverno não tão usadas que ficam guardadas por muito tempo, mas também pode aparecer em qualquer outra peça se não forem tomados os devidos cuidados. No entanto, quando isso acontece, não é preciso jogar a peça no lixo: é possível contornar o problema seguindo alguns passos na hora da lavagem. Confira a matéria para descobrir quais são eles!

Primeiro passo: escovar a roupa e aplicar tira manchas no local onde ela estava

O primeiro cuidado para remover o bolor da roupa é aplicar um tira manchas. Você pode borrifar o produto no local em que a peça afetada estava, como um guarda-roupa. Em seguida, escove bem a área da roupa onde está o mofo para removê-lo do tecido.

Dica: Para não fazer sujeira no seu armário, um bom truque é borrifar a mistura somente na área em que estava a roupa. Por precaução, tire também as peças que estavam acima, abaixo e dos lados da mofada e coloque para lavar.

Segundo passo: deixe a roupa exposta ao sol

Depois de escovar toda a área mofada, estenda-a no varal e deixe que os raios solares ajudem a resolver o problema, já que o calor e a luz que vêm junto com eles são aliados para matar o bolor que está na peça e impedir que novos apareçam. Faça o mesmo com as peças que estavam próximas ao tecido mofado para garantir que nenhum resquício do problema volte para o seu armário.

Terceiro passo: lave a roupa com água quente e deixe de molho

Para garantir que o bolor não sobreviva na peça, é recomendado fazer a lavagem com água quente – em uma temperatura que não danifique o tecido. Depois disso, ponha a peça de molho em uma solução de água e tira manchas para a parte mofada sair de vez. Outra sugestão é tentar tirar a mancha em uma solução que misture detergente e um pouquinho de vinagre.

Quarto passo: lave a peça normalmente e coloque novamente no sol

Depois de 10 minutos ou mais, retire a peça do molho e lave normalmente, com água fria ou quente, para terminar a higienização. Por fim, deixe-a novamente sob o sol para que seque e garanta a eliminação de qualquer resquício de bolor que possa ter permanecido na roupa depois de todos esses passos.

Alternativas para o tira manchas

Algumas pessoas sugerem também diluir água sanitária e água para para criar uma mistura que vai acabar com o bolor, mas além de ela só funcionar em roupas brancas o produto ainda pode estragar o tecido. Então se você não tem um tira manchas em casa, fica tranquilo, porque nós vamos te dar algumas receitinhas para resolver o problema.

A dupla vinagre com bicarbonato de sódio funciona muito bem, mas a remoção pode não ser tão rápida assim. Outra sugestão é apostar no alvejante sem cloro, já que é justamente esse último componente que vai clarear as suas peças – e como isso é algo que você não quer, é melhor escolher um produto em que ele não apareça. Lembre-se apenas de primeiro passar o alvejante em uma pequena parte da peça para ter certeza que ela não fica danificada com o seu conteúdo. Na dúvida, fique atento às instruções da etiqueta. Depois, é só seguir o passo a passo que a gente já ensinou com a água sanitária e pronto!

Veja mais