Limpeza

Minha panela queimou, e agora?! Saiba como limpar o recipiente por dentro e por fora

Ferver a panela com bicarbonato de sódio diluído em água é uma boa forma de se livrar das manchas de queimado
Ferver a panela com bicarbonato de sódio diluído em água é uma boa forma de se livrar das manchas de queimado

Visualize a seguinte situação: você foi preparar algo na cozinha, se distraiu com o tempo e, quando viu, a panela tinha queimado. Uma verdadeira história de terror, não é mesmo? Mas relaxa, que ainda não é o fim do mundo! Para que você saiba exatamente o que fazer nesse momento nós separamos dicas de como limpar a panela queimada. Veja e aprenda!

Bicarbonato de sódio

Depois que a panela esfriar, lave-a normalmente para tirar o excesso de resíduos. Em seguida, coloque o recipiente para ferver com água e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe borbulhar até todos os resquícios de comida desgrudarem do fundo, desligue, espere esfriar e lave normalmente.

Se quiser deixar essa solução ainda mais eficiente, acrescente um pouco de vinagre branco assim que a mistura tiver fervido, deixe assim por alguns minutos e lave. Use uma palha de aço (a não ser que a panela seja de inox) para te ajudar a remover a parte queimada. Só evite usar essa técnica do bicarbonato + vinagre se a panela foi de teflon ou alumínio, ok?

Vinagre branco

E por falar em vinagre branco, apenas ele pode ser mais do que suficiente para tirar o queimado da panela. O truque é bem simples: coloque o ingrediente de forma a cobrir toda a parte queimada. Depois, ferva por alguns minutos, espere esfriar e lave. Se a panela for de aço inoxidável as chances de tudo sair são ainda maiores, viu?

Água e sal

Mais básica impossível! Após tirar o grosso da sujeira - seja com detergente ou com as dicas que nós já demos - encha a panela de água e misture 2 colheres de sal. Deixe a solução assim por pelo menos meia hora e depois lave usando uma palha de aço. Embora essa seja uma dica boa para queimados não tão profundos, se você combinar as técnicas as chances de tudo sair são ainda maiores!

Como limpar uma panela queimada por fora

Agora que nós já sabemos como se livrar da mancha de queimado da panela por dentro, é hora de resolver o problema quando ele é externo. Afinal, não dá para botar algo para ferver ou deixar um líquido de molho na parte de fora, né? Mas relaxa, que para isso também temos a solução! Em outro recipiente, misture meia caneca de vinagre branco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e outra bem cheia de sal. Molhe a palha de aço nessa solução e, com paciência, vá esfregando e retirando a mancha de queimado. Aos poucos você vai ver a sua panela voltar para a sua forma original. Pode apostar!

Matérias: Limpeza

Ver mais