Alimentação

Massa de coxinha de frango é fácil de fazer! Aprenda a receita desse salgado popular

Para fazer coxinha de frango em casa, é necessário preparar a massa com farinha de trigo e caldo de galinha, o recheio com frango desfiado e temperos, moldar os salgadinhos, empaná-los com farinha de rosca e levá-los para fritar no óleo quente
Para fazer coxinha de frango em casa, é necessário preparar a massa com farinha de trigo e caldo de galinha, o recheio com frango desfiado e temperos, moldar os salgadinhos, empaná-los com farinha de rosca e levá-los para fritar no óleo quente

Presente na maioria das festas de aniversário, a coxinha de frango é um tipo de salgadinho frito que faz muito sucesso no Brasil todo. De origem paulista, ela é bem saborosa e costuma ser feita com uma massa de farinha de trigo + caldo de galinha e um recheio cremoso (de frango desfiado ou calabresa, por exemplo) que fica dos deuses! O que muita gente não sabe é que, usando os ingredientes certos, é superfácil fazer uma receita desse salgado em casa. Essa é uma boa dica, inclusive, para economizar com os gastos da festa ou então para quem pretende vender salgados para fazer uma renda extra todo mês. Aqui, nós preparamos um tutorial bem simples de como fazer coxinha de frango de forma correta.

Comece preparando o recheio da coxinha

O primeiro passo na confecção das coxinhas é preparar o recheio. Isso porque a água utilizada no cozimento do frango será posteriormente incorporada à massa - o que é importante para dar um sabor diferenciado ao salgado. 

Você vai precisar de: 400 g de filé de frango, 2 litros de água para cozinhar na panela, 1 cebola média picada, 4 dentes de alho amassados, azeite, 5 colheres de sopa de extrato de tomate, sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto.

Para começar, coloque o frango em uma panela, preencha com 2 litros de água e leve para cozinhar por 40 minutos, No final, transfira a água para uma bacia e reserve. Coloque o frango já cozido em outro recipiente e, então, desfie-o ainda quente. Reserve mais uma vez.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola picada e refogue por uns minutos. Em seguida, adicione o alho amassado e misture por mais um tempo. Acrescente o frango desfiado, o sal, a pimenta-do-reino a gosto e deixe refogar um pouco, mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione o extrato de tomate, misture bem e, por fim, incorpore o frango com cheiro-verde picado a gosto. Misture tudo bem e reserve.

Como fazer massa de coxinha de forma simples?

Depois de preparar o recheio, chegou a hora de fazer a massa da coxinha! Aqui, a principal dica é utilizar a água do cozimento do frango incrementada com alguns temperos (como sal, pimenta e colorau) adicionada à farinha de trigo. Vale destacar que essa massa também pode ser usada na confecção de outros salgadinhos de festa, como bolinhas de queijo ou de presunto.

Você vai precisar de: 3 xícaras da água utilizada no cozimento do frango, 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de sobremesa de colorau, ½ colher de chá (rasa) de pimenta-do-reino moída, 1 colher de sobremesa de azeite e 2 ¼ xícaras de farinha de trigo.

Em uma panela, coloque a água do cozimento do frango, o sal, o colorau, a pimenta, o azeite e misture. Deixe no fogo médio até ferver, mexendo de vez em quando. Quando começar a borbulhar, apague o fogo e adicione a farinha de trigo. Misture bem com a colher, até que a massa fique homogênea. Ligue o fogo baixo por uns minutos, para que a massa cozinhe.

Espalhe um pouco de azeite na bancada da cozinha e, então, posicione a massa já cozida em cima. Abra-a com as mãos (ou um rolo) e espere esfriar. Depois, dê uma sovada na massa com as mãos, para que ela fique mais macia, e já pode partir para a etapa de montar as coxinhas!

Monte os salgados e leve-os para fritar

Agora que a massa e o recheio já estão prontos, você deve montar a coxinha da seguinte forma: pegue um pedaço da massa com as mãos, faça uma bolinha e, em seguida, aperte-a (para formar um disco, tomando cuidado para que não fique muito fino). Para criar um padrão de tamanho, uma boa dica é fazer discos de 8 cm de diâmetro. Depois coloque um pouco do recheio (frango desfiado) no centro do disco e feche a massa, apertando bem para dar o formato da coxinha. No final, role a parte debaixo (arredondada) nas mãos para modelar melhor o salgadinho. Faça isso com toda a massa e prontinho!

Para que a massa fique crocante, também é necessário empaná-la. Nesse caso, basta mergulhar as coxinhas rapidamente em um leite gelado e, em seguida, passá-las na farinha de rosca. Antes de fritar, uma boa dica é colocá-las em uma assadeira e levar para o congelador por algumas horas (até que elas fiquem durinhas). Depois, frite-as no óleo quente e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais