Organização

Mantenha a casa arrumada gastando apenas 10 minutos por dia

Dividir as tarefas domésticas é uma ótima forma de arrumar a casa mais rápido
Dividir as tarefas domésticas é uma ótima forma de arrumar a casa mais rápido

A partir do momento em que saímos da casa dos pais, seja para morar sozinho, dividir com um amigo ou começar uma nova família, percebemos que a tarefa de deixar tudo sempre arrumado não é nada simples. E não importa se essa é a sua realidade há 7 dias ou há 7 anos, porque o problema permanece o mesmo. Afinal, como manter tudo sempre organizado? Acredite se quiser, mas a tarefa pode ser muito simples - e até prazerosa - com um pouco de planejamento. Com apenas 10 minutos por dia é possível deixar tudo em ordem sem o menor sofrimento. Quer saber como? Então anote as nossas dicas:

Prepare um calendário semanal ou mensal

A melhor forma de se organizar é anotando tudo o que você precisa fazer. Mas em vez de simplesmente planejar um dia por vez que tal preparar um calendário de arrumação semanal ou mensal? Assim vai ser muito mais fácil manter tudo sempre limpo e organizado se dedicando apenas 10 minutos todos os dias.

Primeiro, separe cada dia da semana para cuidar de um cômodo diferente. Tudo bem que alguns moram em apartamentos pequenos enquanto outros em casas bem espaçosas, então se você não tiver um cômodo para ocupar cada um dos 7 dias pode começar a repetir o ciclo. Aqui o objetivo não é fazer aquela faxina de causar inveja, porque é claro que ela vai pedir mais do que 10 minutos, mas sim manter tudo sempre em ordem para que você possa receber as visitas a qualquer hora sem sentir vergonha. Por isso, é importante focar no que interessa!

Está na sala? Recolha possíveis objetos que caíram no chão, guarde tudo que você deixou na mesa e arrume as almofadas do sofá. No quarto, pendure as roupas que ficaram jogadas ou coloque no cesto as que precisam lavar. E não se esqueça de trocar a roupa de cama a cada duas semanas. Na cozinha tire a louça do escorredor e guarde tudo no seu devido lugar. No banheiro troque a toalha e organize o armário do espelho. Lembrando que cada dia você passa um pano para tirar o excesso de pó de cada cômodo e varre a área para se livrar da poeira e dos fios de cabelo.

Algumas tarefas devem ser cumpridas todos os dias

Por mais que você tenha separado um cômodo para arrumar por dia é bom lembrar que alguns hábitos devem ser repetidos todos os dias. É o caso, por exemplo, de fazer a cama e levar o lixo para fora. É claro que algumas coisas vão variar de caso a caso. Quem tem família grande provavelmente precisa esvaziar o cesto de roupa suja todos os dias, enquanto quem mora sozinho faz isso uma vez por semana. Além do seu calendário semanal tente fazer uma listinha do que arrumar todos os dias em menos de 5 minutos e deixe o resto do tempo para organizar o que falta.

Divida as tarefas entre as outras pessoas da casa

Se você mora com outras pessoas que tal dividir as tarefas entre todos? Assim, não fica pesado para ninguém! Essa dica vale até para filhos pequenos, que podem crescer com o hábito de arrumar os brinquedos - ou colocar todos eles em um baú - no fim da brincadeira. Já se eles forem maiores faça eles se acostumarem a manter os próprios quartos organizados e te ajudarem em algumas tarefas da casa. Assim, quem sabe você não consegue manter a casa nos trinques gastando menos de 10 minutos por dia?

Matérias: Organização

Ver mais