Economia do lar

Manteiga sem sal x manteiga com sal: a opção ideal para cada uso

  
 
 
       
   Você sabe quando usar a manteiga sem sal ou com sal?
Você sabe quando usar a manteiga sem sal ou com sal?

Quando o assunto é manteiga, a maior dúvida que pode surgir é: com ou sem sal? Responsável por adicionar mais sabor e aprimorar a textura dos alimentos, ambas as opções podem ser usadas tanto em receitas doces quanto salgadas.

Já esteve em dúvida entre qual das duas usar ou ficou com medo de estragar alguma receita por não ter a opção mais indicada em casa? Continue lendo e descubra as principais diferenças entre os dois tipos e também qual manteiga é mais indicada para cada receita.

Entenda a diferença entre a manteiga sem sal e a manteiga com sal

A manteiga é um produto produzido a partir do leite integral e precisa ter ao menos 80% de gordura. Os outros ingredientes de sua composição são água e resíduos sólidos de leite. O sal pode ou não fazer parte da receita. Inicialmente, o ingrediente era adicionado à manteiga com a função de conservante. Mas o preparo caiu no gosto popular: quem resiste a um pãozinho com manteiga com sal?

Já a manteiga sem sal é a melhor opção para receitas. Ao utilizá-la, você tem a noção exata da quantidade de sal que será adicionado ao preparo, impedindo que o prato fique salgado demais. Significa que não é indicado utilizar manteiga com sal em receitas? Não necessariamente. Inclusive em receitas doces, a manteiga com sal pode ser o toque necessário para um sabor equilibrado.

Quando usar a manteiga com sal e a sem sal

A manteiga sem sal é muito usada em receitas doces, já que não interfere no sabor do prato, só na consistência. Com ela você pode fazer doces, biscoitos, caldas e massas de tortas. A Manteiga sem Sal Qualitá é uma ótima pedida para o preparo de cheesecakes, pavês e bolos. Sua textura aveludada ajuda a moldar a consistência da massa, cobertura e recheio das sobremesas.  

As receitas salgadas costumam ser preparadas com manteiga com sal. Essa versão é mais usada por destacar o sabor dos ingredientes da comida e, consequentemente, a deixar o prato mais saboroso. A Manteiga com Sal Qualitá pode ser usada em molhos , como o bechamel, para adicionar mais cremosidade, e também no preparo das massas de empadão e de folhados, que precisam do ingrediente para atingir uma consistência mais crocante.  Se você tiver apenas o tipo sem sal, também pode usar sem problemas. Basta ajustar o tempero com sal refinado ou especiarias.

Qual o papel da manteiga na culinária?

A manteiga é incluída nas mais diversas receitas para dar consistência, aumentar a incorporação de ar à massa, conferir mais cremosidade, além de ajudar na retenção da umidade e impedir que a receita fique ressecada. Com sal ou sem, vale a pena prestar atenção à temperatura da manteiga, essa sim muito importante para cada receita:

- Para preparar uma massa de torta, o ideal é utilizar a manteiga gelada para deixar a textura bem firme sem deixar de ser macia e derreter na boca;

- Para massas de bolos, panquecas e crepes, o mais indicado é utilizar a manteiga em temperatura ambiente, para que seja facilmente incorporada ao açúcar e deixe a consistência bem aerada;

- As carnes podem ser feitas com manteiga derretida para adicionar mais umidade ao preparo e deixar a textura mais suculenta.

Manteiga de búfala também é uma opção para incluir nas suas receitas 

Você já experimentou a manteiga de búfala? Esse tipo de manteiga pode ser usada tanto na confeitaria quanto na preparação de molhos e massas. Feita à base de leite bubalino, essa versão possui mais gorduras e proteínas do que a tradicional, mas possui um sabor muito parecido. Você pode incluir a manteiga de búfala no seu cardápio substituindo a versão tradicional, seja nos assados, na preparação de massas caseiras, com pão ou até para fazer o buttercream, aquele creme feito com manteiga que é muito usado na confeitaria. A dica é investir em um produto de qualidade, como a Manteiga de Búfala Qualitá na hora de preparar a sua receita doce ou salgada.

 

Matérias: Economia do lar

Ver mais