Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Manchou? Como tirar tinta de parede de roupa
Cuide Bem 18/05/2020

Manchou? Como tirar tinta de parede de roupa

Caso você já tenha pintado as paredes de casa por conta própria, é bem possível que tenha sujado a roupa com um pouco de tinta. O problema é que, em alguns casos, esse tipo de produto é muito difícil de tirar. Por isso, é de suma importância recorrer aos produtos de limpeza certos. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como tirar tinta de parede de roupa sem danificar o tecido. Confira!

Lembre-se de remover a mancha o mais rápido possível

A primeira coisa que você precisa saber é: quando se trata de remover tinta de parede de roupa, o mais importante é realizar a lavagem o quanto antes. Ou seja, não espere muito tempo para tirar a tinta do tecido, ok? O ideal é fazer isso imediatamente (logo após terminar a pintura da casa).

Verifique o tipo da tinta que manchou a roupa

Para não errar no processo de lavagem, outro ponto fundamental é verificar o tipo de tinta que manchou a sua roupa. Existem tintas de parede feitas à base de água ou óleo – por isso, é muito importante conferir a lata do produto para não errar. As tintas à base de água, de uma forma geral, são bem mais fáceis de remover. Já as à base de óleo são um pouco mais complicadas, mas basta usar os produtos certos!

Obs.: Muitas vezes, o fabricante recomenda produtos que devem ser usados na remoção da tinta. Por isso, uma boa dica é verificar a embalagem do produto para descobrir possíveis instruções de lavagem em casos de manchas.

Raspe o excesso de tinta e aplique um tira manchas no local da mancha

Caso haja um excesso de tinta no tecido, a primeira coisa que você precisa fazer é tirar o excesso do produto com uma espátula (tomando cuidado para não espalhar ainda mais) ou então com um pedaço de papel toalha, para absorver o excedente. Em seguida – caso a tinta seja à base de água -, a nossa sugestão é umedecer o local da mancha, aplicar um tira manchas, esfregar com uma escova e, então, esperar alguns minutos para fazer efeito. Depois, enxágue e lave a peça normalmente: deixe de molho por 20 minutos em uma solução de água e sabão, esfregue com as mãos (ou coloque na máquina de lavar) e, por fim, é só estender.

Obs.: Caso a mancha esteja realmente fresca, às vezes nem é necessário usar o tira manchas. Portanto, antes de usar o produto, uma boa dica é tentar remover a tinta apenas com água e sabão (use uma escova para esfregar). Caso não funcione, recorra ao tira manchas.

Tintas à base de óleo podem ser removidas com um solvente

Caso a tinta seja à base de óleo, o processo de limpeza costuma ser um pouco mais complicado. Neste caso, o ideal é raspar o produto o quanto antes (quando ele ainda estiver líquido) e, então, usar um solvente ou tíner (produto indicado para remover tintas e vernizes). Pegue um pano macio, coloque um pouco do solvente e esfregue o local da mancha. Quando o produto tiver saído, basta lavar a roupa normalmente. Você também pode usar um pouco de tira manchas se julgar necessário.

Veja mais