Lavanderia

Manchas de azeite: como tirar sem estragar a roupa

Depois de limpar o local da mancha de azeite, você deve lavar toda a roupa com sabão comum
Depois de limpar o local da mancha de azeite, você deve lavar toda a roupa com sabão comum

Quem nunca deixou cair uma gota de azeite em cima da roupa? Se você tem o costume de cozinhar sem avental com certeza já passou por isso! O lado bom é que esse tipo de mancha não é muito difícil de tirar - com os produtos e os truques certos, é possível remover restos de azeite com bastante facilidade. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas infalíveis e bem rápidas de seguir. Um dos segredos, inclusive, é atuar sobre as manchas o quanto antes - assim, elas saem com muito mais facilidade, pode apostar!

Use um tira manchas próprio para remover azeite

Muita gente não sabe, mas existem tira manchas próprios para remover restos de azeite, óleo e outras gorduras das roupas. A nossa sugestão é recorrer justamente a esses produtos na hora de lavar a peça - assim, você não precisa esfregar demais a mancha e não corre o risco de amassar ou danificar o tecido.

Para começar, você deve colocar um pouco do produto bem em cima da mancha e esperar cerca de 20 minutos, para que o tira manchas possa atuar bem sobre o tecido. Depois, esfregue o local com uma escova de dentes velha e lave a peça normalmente (com sabão neutro, por exemplo). Após secar, caso a mancha não tenha saído por completo, você pode repetir o procedimento.

Desengordurantes também são ótimos para remover manchas de azeite

Além de usar o tira manchas, você também pode recorrer aos desengordurantes, como o detergente, que consegue remover gorduras com bastante facilidade. Caso a mancha seja muito grande, você deve começar tirando o excesso de azeite com um papel toalha. Depois, aplique um pouco do desengordurante em cima da mancha e esfregue com uma escova de dentes de cerdas macias. Assim, você não corre o risco de danificar o tecido e, ao mesmo tempo, consegue remover bem os restos de azeite. Após limpar bem a mancha, você pode lavar a roupa toda com sabão comum e prontinho!

Talco consegue remover bem manchas mais impregnadas

Caso você tenha se esquecido de lavar a mancha de azeite na hora e ela tenha ficado impregnada, a nossa dica é recorrer ao talco. Não tem erro! Comece esticando bem a peça em cima da mesa e, então, aplique uma quantidade generosa de talco na região da mancha e espere algumas horas (o ideal, inclusive, é deixar o talco atuando no tecido durante a noite toda). Você vai reparar que o talco consegue puxar bem o azeite da roupa, deixando-a livre de manchas. Após deixar o talco atuando, basta lavar a roupa normalmente com sabão. Lembre-se que, caso a mancha não saia por completo, você só precisa repetir o mesmo procedimento. Pode apostar que dá certo!

Matérias: Lavanderia

Ver mais