Lavanderia

Mancha de café sai da roupa com truques simples! Aprenda a removê-la sem muito esforço

Sempre limpe as manchas de café imediatamente: a demora pode dificultar a sua remoção
Sempre limpe as manchas de café imediatamente: a demora pode dificultar a sua remoção

Aquele cafezinho da tarde estava indo superbem até você esbarrar em algum lugar e manchar sua roupa novinha. Ou a visita chegou na sua casa e derrubou a bebida na sua toalha de mesa. Se você já estava pensando em aposentar a sua peça de roupa ou em jogar a toalha no lixo, não se precipite! A mancha de café é removível e você pode aprender alguns truques bem simples para se livrar dela sem esfregar por horas. Dá uma olhada!

Tira manchas é o seu amigo para todas as horas

Não há dúvidas que o tira manchas é o produto ideal para resolver qualquer problema desse tipo. Basta aplicá-lo na área afetada, deixar agir pelo tempo indicado na embalagem, e lavar em seguida. Fácil, né? Mas caso você esteja sem um em casa, temos também algumas dicas caseiras para não perder a roupa por causa de uma mera mancha de café.

Bicarbonato de sódio: o poderoso antimanchas

O bicarbonato é um excelente instrumento de lavanderia. Além de ser usado na cozinha e na limpeza de vários materiais, o bicarbonato serve como antimanchas. Se a mancha de café for recente, aplique o produto diretamente no local, aguarde alguns minutos e esfregue. É importante ressaltar que ela não sairá completamente de imediato, mas esse processo facilitará a remoção total na hora da lavagem.

Cubo de gelo remove manchas secas

Se a mancha de café já estiver seca, o ideal será utilizar um cubo de gelo para removê-la. Esfregue o gelo diretamente na área manchada, insistentemente, até que a mancha saia por completo. O gelo também funciona com as manchas recentes também.

Vinagre branco também é solvente

Com manchas secas ou recentes, o vinagre branco funciona como solvente antimanchas. Tudo o que você precisa fazer é aplicá-lo em pano limpo e esfregar diretamente na roupa ou tecido manchado até que a parte suja suma totalmente.

Água fervente na hora que manchou

O café acabou de manchar sua roupa ou tecido? O recomendado é jogar água bem quente ou fervendo imediatamente no local prejudicado. O calor da água vai "abrir" as fibras do tecido, desprendendo a mancha. Você vai perceber que ela vai sair com o fluxo da água. Simples e prático, né?

Água oxigenada + sabão em barra

Outro truque para usar nas ocasiões de manchas de café (tanto secas quanto recentes) é a água oxigenada. Aplique no local e aguarde alguns minutos para que a mancha oxigene. Em seguida, lave o local com sabão em barra até que o café saia totalmente da roupa.

Não deixe a mancha fazer aniversário!

Não esqueça que quanto mais recente a mancha for mais fácil será removê-la. Não aguarde muito tempo para limpar o local que ficou sujo, porque pode correr o risco de a roupa ficar marcada para sempre.

Matérias: Lavanderia

Ver mais