Limpeza

Mancha de acetona na madeira: o passo a passo para resolver esse pequeno acidente

Manchas de acetona na madeira podem ser removidas com truques fáceis
Manchas de acetona na madeira podem ser removidas com truques fáceis

É muito comum, na hora de fazer as unhas, deixar alguma sujeira ao redor, inclusive usando o removedor de esmaltes. Mas, em alguns materiais, as manchas de acetona parecem que não vão sair nunca. A madeira é um deles. E, de repente, o produto respingou naquele seu móvel tão querido e você não sabe o que fazer. Se está perdido, fique tranquilo! Aqui você vai encontrar o passo a passo de como se livrar das manchas de acetona e fazer seu móvel ficar novamente limpinho e brilhoso.

Mistura potente acaba com as manchas

Se você já estava pensando em como ia esconder a mancha de acetona de seu móvel de madeira, nada de desespero: uma mistura com terebintina (encontrada em lojas de produtos para artesanato), óleo de linhaça e vinagre branco prometem acabar com esse transtorno. A receita é simples: misture o óleo de linhaça e o vinagre branco, e logo depois, adicione a terebintina, até ficar com uma coloração esbranquiçada. Esfregue a superfície manchada com uma palha de aço e logo após, borrife a mistura na madeira e passe por toda a superfície com um pano macio. Lustre após secar.

Vaselina + Bicarbonato de sódio

Outro truque que é muito útil para as manchas de acetona é a misturinha vaselina + bicarbonato de sódio. Coloque os dois produtos em um borrifador, aplique na área afetada e esfregue com palha de aço assim como explicado anteriormente. Passe a mistura na superfície toda com um pano macio e espere secar. O bicarbonato de sódio é abrasivo e funciona como removedor. A vaselina é a mais indicada, mas também pode ser usado óleo mineral, de cozinha ou qualquer óleo denso que não disperse naturalmente. Não esqueça de lustrar ao fim do processo.

Não use água para tirar mancha de acetona da madeira

A água prejudica a madeira, danificando-a e fazendo com que ela apodreça - isso quando não a deixa ainda mais manchada. Qualquer limpeza em móveis de madeira deve ser feita com substâncias à base de óleo, já que eles não acabam com o brilho natural do móvel. Na hora de lustrar, opte sempre por esse tipo de produto, como o óleo de peroba ou o de jatobá.

Matérias: Limpeza

Ver mais