Organização

Mala da maternidade: como arrumar e o que levar para o bebê

É importante que você separe looks prontos (calças, blusinhas, bodies, macacões, meias e gorrinhos) para colocar na mala da maternidade
É importante que você separe looks prontos (calças, blusinhas, bodies, macacões, meias e gorrinhos) para colocar na mala da maternidade

A chegada do bebê envolve sempre uma grande correria, né? O lado ruim é que, caso você não tenha se planejado da forma certa, esse momento pode se transformar num verdadeiro desespero - principalmente no que diz respeito aos itens que devem ser levados ao hospital no dia do nascimento. Para te ajudar a se organizar, a gente fez uma lista com tudo que precisa estar na mala da maternidade - desde roupinhas até itens de higiene.

Vale lembrar que, quando a mãe faz cesárea, é possível que ela precise ficar até 3 dias no hospital. Portanto, é sempre bom se planejar bem. Por isso, além de arrumar a bolsa do neném, também é importante que a mãe leve seus itens pessoais. Muitas vezes, as mamães só se preocupam em levar os itens do bebê e se esquecem de organizar com antecedência as próprias roupas. Para não cometer esse tipo de erro, dá uma olhada nas dicas que listamos!

Mala do bebê deve conter roupinhas, mantas, fraldas de pano e itens de higiene

Na hora de montar a mala do bebê é importante que você coloque diferentes tipos de roupas (tanto para frio quanto para calor), meias, luvinhas e itens de higiene como fraldas e pomadas. Abaixo, nós listamos uma quantidade média de cada peça que deve ser levada. Dá uma olhada:

Roupas que não podem faltar

- 4 calças

- 4 blusinhas (ou 4 bodies)

- 2 casaquinhos

- 4 macacões/ tip tops (de preferência, modelos de manga longa)

- 4 pares de meias, 2 de luvas e um gorrinho (principalmente se estiver no inverno)

- 3 fraldas de pano

- 2 toalhas macias de bebê

- 2 mantas quentinhas

- 2 pares de sapatos confortáveis

- Um cobertor de lã

Obs.: Muitas vezes, a maternidade também pede para levar uma quantidade maior de itens. Algumas solicitam 6 looks prontos de bebê (2 fraldas descartáveis + calça + body + macacão + par de meias + pano de boca + manta). Ou seja, na hora de montar a mala, você também pode se guiar dessa forma - separe 6 kits desse tipo e prontinho!

Itens de higiene para o bebê

- 1 pacote de fraldas para recém-nascido

- Lenços umedecidos

- Pomada para assadura

- Sabonete líquido para bebê (para lavar da cabeça aos pés)

- Cotonetes

- Escova de cabelo para bebê

- Sacos plásticos (para guardar as roupas sujas)

Como organizar a mala

Depois de separar todos os itens necessários, é importante organizar tudo dentro de uma mala espaçosa. Uma boa dica é deixar tudo bem à mostra na bolsa - ou seja, arrumado de uma forma que todos os itens fiquem expostos. Assim, qualquer pessoa (uma enfermeira ou algum familiar, por exemplo) consiga encontrar facilmente as roupinhas e os itens que você separou.

Além disso, o mais indicado é que você guarde as roupinhas do bebê em embalagens plásticas esterilizadas. Separe os looks que preferir e guarde cada kit dentro de uma embalagem. Pode até ser um saquinho zip lock que não tem erro! Depois, é só colocar os itens dentro da mala. Você também pode levar uma nécessaire separada com todos os itens de higiene pessoal do bebê.

Não se esqueça de arrumar a mala da mãe, ok?

Vale lembrar que a mãe também precisa levar uma mala só dela, com tudo que for necessário para dormir na maternidade. O lado bom é que essa bolsa é mais fácil de arrumar: leve camisolas e pijamas confortáveis, ao menos 5 calcinhas, 3 pares de meias, 3 sutiãs para amamentação, par de chinelos, sapatos confortáveis e a roupa para sair da maternidade.

Também é importante não se esquecer de levar uma nécessaire com escova de dentes, pasta dental, absorventes (para caso ocorra um sangramento pós-parto), escova de cabelo e outros itens de higiene que podem ser necessários. A mala da mãe também é importante e precisa ser arrumada com bastante atenção, ok?

Matérias: Organização

Ver mais