Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Macarrão: como fazer diferentes tipos sem errar no cozimento
Meu Lar 24/03/2022

Macarrão: como fazer diferentes tipos sem errar no cozimento

O macarrão é um preparo comum na mesa brasileira. Apesar da fama na Itália, os diferentes tipos de macarrão fazem enorme sucesso no Brasil e as massas complementam as refeições diárias com molhos versáteis e outros acompanhamentos. Mais do que saber como fazer para o macarrão não grudar, é fundamental saber o tempo de cozimento de cada tipo de pasta para evitar passar o ponto da comida. Portanto, veja agora como fazer macarrão para não errar mais na cozinha.

Macarrão talharim fica pronto de 10 a 15 minutos

A massa de macarrão talharim é bem parecida com o famoso fettuccine e acertar no cozimento do macarrão é fácil. Basta ferver 3 litros de água em uma panela e temperar com sal a gosto. Acrescente 500 g de massa tipo caseira talharim Qualitá e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos para ficar al dente. Mexa regularmente com um garfo para manter a massa soltinha. Perfeito para preparar um macarrão com iogurte!

Macarrão parafuso tem cozimento de 5 a 7 minutos

O Macarrão com Ovos Parafuso Qualitá é o tipo de massa ideal para o preparo de salada caprese com macarrão parafuso, viu? Você deve levá-lo ao fogo em água fervente temperada com sal e deixar cozinhar de 5 a 7 minutos. O melhor é que o mesmo processo se aplica para o Macarrão com Ovos Penne Qualitá, pois ambos possuem tamanhos semelhantes, apesar de terem formatos distintos. Prático, né?

Macarrão espaguete leva de 7 a 9 minutos no fogo

Todo mundo gosta de espaguete, esse é um dos tipos de massa mais famosos. Com apenas 7 ou 9 minutos no fogo, o Macarrão com Ovos Espaguete Qualitá fica pronto. É só ferver 1 litro de água para cada 100 g de macarrão e temperar com sal a gosto. Deixe cozinhar e lembre-se de mexer com frequência para manter os fios bem separados. A massa é bem versátil e pode ser usado para fazer espaguete com polpetone recheado.

Macarrão gravata demora 15 minutos para finalizar preparo

Apesar de pequeno, o macarrão gravata é o que leva mais tempo para ficar pronto. Para o preparo de 500 g da Massa tipo Caseira Gravata Qualitá, use 3 litros de água fervente com sal a gosto. Mexa regularmente com um garfo ou colher de pau para evitar grudar a massa. Depois, é só tirar do fogo e escolher bons temperos para deixar o macarrão mais saboroso.

Macarrão padre nosso atinge ponto certo de 4 a 6 minutos

O macarrão padre nosso é a massa usada para o preparo de mac and cheese, sabia? O cozimento é bem rápido, pois o ingrediente é feito em rodelas vazadas bem pequenas. A dica é usar 1 litro de água para cada 100g de Macarrão com Ovos Padre Nosso Qualitá. Leve o alimento ao fogo em água temperada com sal a gosto. Aguarde de 4 a 6 minutos e prontinho!

Macarrão integral deve ser cozinhado 3 ou 5 minutos a mais que o tradicional

O tempo de cozimento para o preparo de massas integrais é relativo, pois depende de qual dos tipos de macarrão estamos falando. Porém, há uma ótima sugestão que vai te ajudar a atingir o ponto correto do ingrediente: a indicação geral é contar de 3 a 5 minutos a mais do que o tempo indicado para a massa tradicional e checar a textura da pasta de vez em quando. Como o macarrão integral é um pouco mais durinho que as massas refinadas, deve ser fervido por mais tempo.