Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lista de compras: 4 dicas para planejar o que levar em uma viagem
Meu Lar 28/12/2021

Lista de compras: 4 dicas para planejar o que levar em uma viagem

Na hora de viajar, arrumar as malas e fazer um checklist antes de sair de casa é algo fundamental, não é mesmo? Afinal, é muito ruim esquecer roupas, itens de higiene e outros acessórios importantes. Caso você vá fazer uma viagem de carro, por exemplo, é importante pensar em snacks para comer no caminho. Se o destino for uma casa alugada, também é necessário levar diferentes suprimentos – alimentos, papel higiênico e até alguns produtos de limpeza.

Para te ajudar a se organizar, nós separamos dicas de como planejar uma viagem – desde a lista de compras completa (de supermercado, farmácia etc.) até a arrumação das malas, que deve ser feita preferencialmente com antecedência. Dá uma olhada nas nossas dicas e pé na estrada!

Como planejar uma viagem: lista de compras e como se organizar

Quando se trata de organizar uma viagem, é muito importante pensar em tudo (fazer diferentes listas) e também antecipar possíveis problemas. Caso você vá para uma casa alugada, uma boa dica é pensar que talvez não tenha papel higiênico e outros itens básicos no local. Uma boa estratégia é se prevenir e levar alguns produtos por conta própria, para não correr riscos. Confira as nossas recomendações para não errar:

1. Lista de compras supermercado: planeje o cardápio de todos os dias da viagem

Para começar, que tal programar o cardápio de cada dia da viagem? Assim, é possível comprar as quantidades certas de alimentos e ainda economizar, sem precisar comer em restaurantes.

Aqui, é importante que você pense em todas as refeições e faça uma lista de compras de mercado bem completa, já indicando as quantidades baseadas no número de pessoas.

Uma boa dica, inclusive, é questionar o locador da casa quanto aos condimentos (temperos, sal, açúcar etc.) que já têm na residência, para que você não compre itens à toa. Confira as nossas sugestões de alimentos para levar na viagem:

Café da manhã: pães, manteiga, queijo, presunto (ou outro frio de sua preferência), geleia, requeijão, suco de caixa, café em pó, bananas, mel, granola, iogurte, cereais.

Almoço: pacote de macarrão, arroz, molho de tomate, feijão já pronto congelado, carne já pronta congelada (você pode levá-la em picadinho, para fazer estrogonofe, por exemplo), creme de leite, macarrão instantâneo, lasanha congelada, alho, cebola, tomate, azeite, temperos de sua preferência.

Jantar: pizzas congeladas, ervilha (para fazer um caldinho à noite), sopão pronto, hambúrgueres congelados, salsicha, pães (para hambúrguer e cachorro quente).

Obs.: a ideia é que você já tenha definido o café da manhã, o almoço e jantar de cada dia para levar os ingredientes apropriados – e nas quantidades certas – para cada refeição. Com essa organização, tudo se torna mais simples!

2. Faça uma lista de compras de itens de higiene e produtos de limpeza

Não tem como se esquecer de levar itens de higiene pessoal e produtos de limpeza básicos, né? Aqui, uma boa dica é fazer duas listas de compras separadas. Vale lembrar ainda que o ideal é consultar o locador, pois é possível que já tenham muitos itens (como detergente, esponja e pano de prato) na despensa da casa. Assim, você consegue comprar apenas o necessário, sem gastar demais.

Itens de higiene pessoal

– Escova de dentes + fio dental

– Pasta de dentes

– Hastes flexíveis

– Algodão

– Sabonete (de corpo, mãos e rosto)

– Shampoo

– Condicionador

– Desodorante

– Protetor solar

– Repelente

– Papel higiênico

Produtos de limpeza

– Detergente

– Esponja

– Sabão de coco (caso você queira lavar roupas)

– Limpador multiuso

3. Prepare um checklist de roupas, sapatos e diferentes itens para a mala de viagem

Na hora de arrumar a mala da viagem, também é bastante útil recorrer a uma lista para não se perder. Afinal, além de se organizar quanto às roupas e sapatos, também é necessário pensar em outras categorias, como as de medicamentos, eletrônicos e até os documentos indispensáveis para a viagem. O ideal é que você se organize com antecedência e separe um espacinho na mala para cada grupo de itens. Os documentos pessoais, por exemplo, devem ficar preferencialmente em uma bolsinha menor para ficar mais à mão. Confira o nosso checklist:

– Roupas íntimas

– Roupas de banho

– Ao menos uma calça e um casaco

– Shorts

– Saias

– Camisas

– Vestidos

– Meias

– Calçados (chinelos, tênis, sandálias, botas)

– Toalhas de banho

– Lençóis

– Eletrônicos (notebook, cabos, carregadores etc.)

– Documentos (RG, carteira de motorista, carteirinha de plano de saúde etc.)

– Medicamentos (para dor, febre, alergia, kit de primeiros socorros)

4. Lista de compras para viagem de carro: separe lanchinhos para o trajeto

Para que a viagem seja o mais agradável possível e você não precise parar toda hora, outra dica de ouro é levar snacks para comer durante o trajeto. Aqui, é importante que você pense em lanches práticos, fáceis de comer e que não estraguem com facilidade. Pense nas quantidades de acordo com o número de pessoas presentes no carro e lembre-se de levar bastante água para se hidratar no caminho, ok? Dá uma olhada nas nossas sugestões:

– Garrafas de água

– Sanduíches naturais embalados em papel alumínio

– Barrinhas de cereal

– Biscoitos salgados e doces

– Frutas como banana e maçã