Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lista de afazeres domésticos para cumprir diariamente
Meu Lar 19/08/2021

Lista de afazeres domésticos para cumprir diariamente

Os afazeres domésticos são de extrema relevância para manter a higienização da casa em dia. É através de pequenas tarefas diárias que se torna possível conservar o bem-estar do ambiente e, consequentemente, a saúde de todos os moradores. Se você quer garantir uma rotina de limpeza equilibrada, que tal montar um cronograma de tarefas domésticas para cumprir diariamente? Isso vai te ajudar a ter mais disciplina e criar bons hábitos domiciliares. Se ainda não tem uma checklist prática, veja agora a lista de afazeres domésticos que devem ser realizados todos os dias para um ambiente mais saudável!

1. Lavar louça é um dos afazeres domésticos mais importantes devido ao uso constante dos utensílios de cozinha nas refeições

Não é à toa que a louça está sempre presente na tabela de afazeres domésticos! Mesmo com refeições externas, é inevitável o uso dos utensílios de cozinha ao longo do dia. Além de prejudicar a organização do ambiente, o acúmulo de louça suja e do resto de alimentos pode provocar o surgimento de pequenas larvas na pia. Para evitar esse desconforto, a sugestão é criar uma ordem de lavagem e sempre realizá-la no almoço e, principalmente, depois do jantar para prevenir o empilhamento dos utensílios e o surgimento de bichos.

2. Tirar o lixo faz parte das tarefas domésticas fundamentais, pois previne o aparecimento de insetos indesejados e garante a saúde do ambiente

O descarte correto de lixo é fundamental para garantir o bem-estar de casa e prevenir o surgimento de insetos, como baratas e moscas. Por isso, usar os sacos de lixo do tamanho correto é uma dica de ouro! Lembre-se de trocá-los todos os dias ou, pelo menos, dia sim e dia não. Acompanhe a coleta de lixo da sua vizinhança para saber como organizar o serviço doméstico.

Tem um pet em casa? Lembre-se de coletar diariamente as fezes de seus bichinhos e higienizar a área pela saúde do animal e também da família!

3. Separar roupa suja facilita o processo de lavagem de roupa e evita desperdício de água durante os afazeres de casa

Sujar roupa é normal, mas é crucial organizá-las para evitar o desperdício de água em diversas lavagens diferentes. Diariamente, lembre-se de separar as roupas em um saco ou cesto para diferenciar o que está sujo ou não e reserve para o dia da lavagem de roupa na planilha de tarefas domésticas.

4. Arrumar a cama deve fazer parte da lista de afazeres domésticos, pois ajuda a manter a disciplina de organização do quarto

Deixar a cama bagunçada tende a estimular a desorganização no quarto. Criar o hábito de arrumar a cama assim que despertar é uma ótima maneira de desenvolver uma disciplina de organização e limpeza ambiental no cômodo e cumprir com a lista de tarefas domésticas diárias. Além disso, é uma boa opção para quem quer se manter acordado e evitar voltar para debaixo das cobertas pela manhã!

5. Ao tirar um objeto do lugar, lembre-se de guardá-lo novamente para reduzir as atividades domésticas do dia seguinte

Crianças adoram se divertir com os brinquedos pela casa, assim como os pets, e os adultos também têm tendência a espalhar livros, eletrônicos e outros itens pessoais pelos cômodos. É sempre importante retornar os objetos ao lugar de origem para facilitar a vida com a organização do ambiente, reduzir o acúmulo de coisas espalhadas pela casa e minimizar a quantidade de atividades domésticas no dia seguinte!