Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza pós-festas de fim de ano: como organizar tudo rapidamente mesmo estando cansado e com sono
Meu Lar 19/12/2018

Limpeza pós-festas de fim de ano: como organizar tudo rapidamente mesmo estando cansado e com sono

A gente sabe como é: depois da ceia de Natal e da virada, os convidados costumam ir embora, deixando você e sua casa em uma bagunça completa. Pior: é você que vai ter que limpar. Para evitar que o sono vença e tudo fique sujo por tempo demais, separamos algumas dicas de coisas que podem ser feitas assim que o último convidado partir. Dessa forma, você vai poder organizar a maioria das itens bem rapidinho e cair na cama em dois tempos. Para saber do que exatamente estamos falando, é só continuar lendo!

Priorize o que pode estragar e evite desperdícios

Se você deixar a comida exposta pelo resto na noite, sua casa pode acabar com um mau cheiro. Pior: os alimentos correm o risco de estragar e até atrair bichos indesejados. Por isso, a primeira coisa a ser feita é recolher todos os pratos e os guardar na geladeira adequadamente. O que não precisar ser mantido em temperaturas reduzidas deve ser coberto para evitar a aproximação de moscas e outros insetos. É rápido: basta usar um papel alumínio ou mesmo um pano de prato limpinho.

Limpe as manchas conforme elas surgirem usando papel toalha

A segunda coisa para a qual você deve se atentar são as manchas. O ideal é que você tente limpá-las assim que elas surgirem, mesmo que seus convidados ainda estejam presentes. Fazer isso é importante porque evita que surjam marcas permanentes nos seus móveis: quanto mais rápido você limpar, menos risco vai correr de ter uma mancha no sofá, por exemplo. Mas, caso você não tenha feito a limpeza na hora, dá para fazer isso bem rapidinho depois de todos terem ido embora. Se alguém derramou algum líquido, seque pelo menos o excesso com um papel toalha, tudo bem? Isso ajuda até a prevenir um estrago maior.

Permita que sua família te ajude e distribua tarefas

O que é mais eficaz se você não consegue considerar a ideia de ir dormir com a casa suja é chamar todo mundo para ajudar um pouco. Se cada um ficar responsável por um setor, seja ele a louça e a comida, ou a cozinha e a sala, a limpeza fica muito rápida e todo mundo vai acabar na cama antes do esperado. Dá até para combinar isso antes das festas de fim de ano, o que contribui para a própria conservação dos cômodos: se você ficar responsável pelos pratos, por exemplo, provavelmente vai se descobrir lavando as peças aos poucos durante a comemoração. Isso evita que haja acúmulo de sujeira para quando chegar a hora de dormir.

Priorize os locais mais sujos e deixe os demais ambientes para depois

Se você mora sozinho e não é uma possibilidade dividir as tarefas, pode ser uma boa opção priorizar os principais ambientes. Em vez de limpar toda a casa depois que a galera já foi embora, que tal priorizar apenas a sala e a cozinha? Se os convidados ficaram apenas no jardim, invista na limpeza desse local em vez de outros. Escolha um foco principal para que seja mais rápido lavar e limpar o que está em situação mais crítica. Deixe os quartos e outros ambientes para depois.

Deixar de molho em vez de lavar

Mas a gente sabe que um dos principais problemas e focos de reclamação é a louça gigantesca que só acumula com o passar das horas. Para evitá-la, vale investir em materiais descartáveis. Mas se não deu tempo de comprar e agora você estiver com tudo sujo, não se desespere! A principal dica é pelo menos separar os utensílios em categorias (como talheres com talheres, pratos com pratos) e deixar todos eles de molho para diminuir a gordura. Dessa forma, você evita que animais indesejados apareçam e ainda facilita a limpeza no dia seguinte.

Não se esqueça daquela olhada rápida no banheiro

Não entre em pânico! Você não vai precisar lavar nada no banheiro depois que todo mundo tiver ido embora. Nossa única dica é trocar o saquinho da lixeira para evitar que o mau cheiro se instale no ambiente. Desse jeito, no dia seguinte você não terá problemas com odores e ainda vai poder usar o banheiro antes de realizar a faxina completa no resto da casa.