Limpeza

Limpeza pesada: passo a passo de um dia de faxina completo para deixar a casa brilhando

O dia de faxina pesada pode ser cansativo, mas a sensação de limpeza ao final vale a pena
O dia de faxina pesada pode ser cansativo, mas a sensação de limpeza ao final vale a pena

Não importa o quanto se procrastine, o dia de faxina, de fazer aquela limpeza pesada, sempre chega. Dá trabalho, mas sempre vale a pena! Afinal, uma faxina pesada, além de eliminar sujeiras, odores, manchas e bactérias que se espalham pela casa durante o dia a dia, traz uma sensação de bem-estar inigualável. Nada como uma casa limpinha, né? Mas, de fato, não é fácil. Exige não só disposição, mas também a escolha de produtos adequados e bastante organização para não deixar o trabalho ainda mais cansativo.

Uma limpeza pesada pede mais do que tirar o pó das coisas e passar um lustra móveis logo em seguida. É preciso varrer, aspirar, lavar azulejos, limpar paredes, piso, vidros e armários, passando por cada cômodo minuciosamente. Ou seja, é pra tirar tudo do lugar! Além dos produtos ideais para uma faxina pesada, o Casa Prática Qualitá também trouxe um passo a passo completo para quem deseja - e precisa - deixar a casa brilhando.

Separe cada produto de limpeza pesada

Não vai deixar para descobrir o que está faltando na sua casa quando já estiver com a água sanitária na mão, né? Antes de tudo, é essencial checar na despensa o que você já tem. Como estamos falando de uma limpeza pesada, alguns produtos são essenciais, como: Limpa Vidros Qualitá, que serve para janelas e espelhos; Desinfetante Qualitá para o banheiro; Limpador Multiuso Qualitá, muito utilizado para remover sujeiras e manchas de azulejo; Saponáceo Qualitá para a remoção de sujeira e gordura de eletrodomésticos, como o fogão; Limpa Limo Qualitá, essencial para a limpeza do box, mas que também pode ser utilizado para a cozinha.

Vale ressaltar que é muito importante o uso de luvas na hora da faxina pesada. Muitos produtos de limpeza possuem componentes químicos que podem gerar algum tipo de alergia. Além disso, para quem tem o hábito de estar sempre limpando algo dentro de casa, as Luvas Multiuso Qualitá são excelentes para a proteção das mãos, que podem ficar muito ressecadas quando o contato direto com esse tipo de produto é frequente.

Dia de faxina? Organize sua casa antes de começar a limpeza

Parece meio contraditório ter que arrumar a casa antes de começar a faxina, já que a função dela é deixar a casa organizada. No entanto, ao organizar o que está fora do lugar ou o que precisa ser jogado fora, você economiza bastante tempo quando estiver com a mão na massa de fato. Aproveite para tirar a roupa de cama que precisa ser trocada, as cortinas do quarto, lave a louça na pia que está suja e jogue fora os produtos que estão no banheiro e já acabaram. Esse é só um exemplo do que pode ser feito para otimizar o seu tempo, evitando que você pare toda vez em cada cômodo para ver o que precisa ser feito antes de começar a faxina.

Faça uma limpeza pesada em um cômodo de cada vez

Se você pegar o Limpa Vidros Qualitá para limpar todas as janelas da casa de uma vez e depois utilizar Limpador Multiuso Qualitá para tirar as manchas de todos os azulejos e assim por diante, vai acabar se cansando mais e estará apenas com metade da casa limpa em algumas horas. Para otimizar o dia de faxina, limpe um ambiente da casa por vez. Dessa forma é possível concentrar mais atenção em cada parte da casa. Além disso, assim você evita que a poeira e outras sujeiras se espalhem pela casa enquanto você está indo de um lado para o outro durante a arrumação.

Comece a faxina pesada pelo cômodo mais difícil

Se começar uma limpeza pesada dentro de casa é difícil, pode ter certeza que terminar é ainda mais complicado. Afinal, conforme vamos limpando, a energia vai diminuindo. Por isso, o indicado é começar pelo cômodo da casa que você considera mais cansativo. Apesar de ser algo bem particular de cada um, a cozinha é uma ótima maneira de iniciar. Mesmo variando de espaço em cada casa, é o ambiente costuma possuir mais utensílios para serem limpos, principalmente se também estamos na intenção de limpar dentro dos armários e até da geladeira.

Muita gente pode considerar o banheiro como a parte mais difícil de uma limpeza pesada. Apesar de ser um cômodo que exige um certo esforço, o indicado é deixá-lo por último. Como exige bastante o uso de água, além do Desinfetante Qualitá, Limpa Limo, Água Sanitária e afins, você já engata a faxina no banho e depois é só aproveitar a sua casa limpinha.

Matérias: Limpeza

Ver mais