Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza caseira de sofá: como deixar o móvel livre de manchas e pelos
Meu Lar 15/04/2024

Limpeza caseira de sofá: como deixar o móvel livre de manchas e pelos

O sofá, definitivamente, é um dos lugares favoritos da casa. Afinal, ele é ótimo para ver TV, ler um livro, tirar um cochilo ou simplesmente relaxar ao chegar do trabalho. E é justamente por ser muito usado que, por mais que sejamos cuidadosos, ele fica sujo ou manchado. Quer mantê-lo novo por mais tempo? Então, aprenda diferentes maneiras de fazer uma limpeza caseira de sofá.

Vale lembrar que, antes de decidir o tipo de limpeza, é importante olhar as instruções de lavagem que vêm no sofá para saber qual a forma ideal de limpar o seu móvel sem danificá-lo. Para te ajudar, trouxemos aqui o significado de cada símbolo que vem presente na etiqueta do produto:

  • A: a lavagem deve ser feita a seco, com qualquer tipo de solvente.
  • P ou F: a lavagem também é a seco, desta vez com hidrocarboneto ou percloroetileno, respectivamente. Esse tipo de limpeza só é feito por profissionais.
  • X: não lavar a seco. Na verdade, o símbolo é um “x” cortando o círculo, para mostrar que esse tipo de lavagem é proibido.
  • W: permitido uma limpeza úmida.

De quanto em quanto tempo eu limpo o sofá?

De forma geral, limpar o sofá uma vez por semana é o suficiente –, sendo indicado uma limpeza mais profunda uma vez por mês. Porém, essa frequência pode ser maior ou menor, a depender de quantas pessoas moram na casa e o quanto o móvel é usado.

Por que é importante limpar o sofá?

Realizar a limpeza caseira de sofá com regularidade é importante, principalmente porque ajuda a eliminar vírus, bactérias, fungos e outros agentes que causam doenças, como:

  • alergia;
  • gripe;
  • resfriado;
  • asma.

Além disso, a limpeza do sofá em casa contribui para prolongar a vida útil do estofado e mantê-lo bonito e conservado.

Quais são os tipos de limpeza de sofá?

Conheça, a seguir, os principais tipos de limpeza que podem ser aplicados em um sofá.

Limpeza a seco

É um método que utiliza produtos mais suaves para retirar as manchas e sujeiras. Indicado para sofás que possuem tecidos mais delicados ou sensíveis à umidade.

Limpeza a vapor

Utiliza vapor quente para remover sujeiras, ácaros e bactérias. É perfeito para sofás que possuem sujeiras mais pesadas e necessitam de uma limpeza e desinfecção profunda.

Limpeza a seco profissional

É realizada por empresas especializadas que garantem uma limpeza profunda capaz de remover sujeira, germes e odores.

Como fazer a limpeza caseira de sofá?

Como fazer limpeza a caseira de sofá?

Sabia que existem formas caseiras bastante eficientes de limpar o sofá? Confira, a seguir, dicas superpráticas e eficientes que separamos para você de como limpar sofá em casa.

1.Aspirador de pó ou escova multiuso

Antes de tudo, comece a limpeza caseira de sofá utilizando um aspirador de pó ou escovas multiuso. Esses materiais vão retirar o grosso da poeira que estiver sobre o móvel.

2.Vinagre com água

Para fazer a limpeza, basta misturar um litro de água morna com 250 ml de vinagre branco. Com um pano multiuso limpo, passe a mistura por todo o sofá e depois deixe secar em um local ventilado. Ideal para sofá de tecido, linho ou veludo.

3.Detergente com água

Em uma bacia grande, coloque oito gotas de detergente e 250 ml de água morna e misture. Depois, com uma esponja ou escova multiuso, esfregue a sujeira delicadamente. Por fim, passe um pano úmido para retirar o detergente e um pano seco para deixar o sofá limpo completamente. Essa limpeza é indicada para sofá de suede e couro.

4.Amaciante e bicarbonato

Uma boa forma de limpar o sofá a seco é com essa mistura. Para isso, coloque água, bicarbonato de sódio, vinagre, álcool e amaciante em um borrifador. Em seguida, aplique a mistura em um pano seco e esfregue levemente o sofá. Após essa limpeza caseira de sofá, deixe o estofado secar em um ambiente arejado.

O que fazer para tirar mau cheiro do sofá?

Se o seu sofá está com mau cheiro, não precisa se preocupar mais! Basta misturar:

  • 1 litro de água;
  • ¼ de copo de álcool líquido;
    1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • ½ copo de vinagre;
  • 1 colher de sopa de amaciante;
  • aplique no sofá com um pano.

Além de ser uma ótima forma de tirar o odor, essa mistura pode ser usada em qualquer tipo de tecido.

Como lavar o sofá com água e sabão?

Como lavar o sofá com água e sabão?

Outra opção é lavar o sofá com água e sabão. Confira o passo a passo para realizar a limpeza sem danificar o estofado:

  1. Remova a poeira com um aspirador de pó ou uma escova multiuso.
  2. Em um recipiente, faça a mistura de água com sabão em pó ou detergente.
  3. Antes de aplicar a mistura em todo sofá, faça o teste em uma área pequena para garantir de que não vai manchar ou estragar o estofado.
  4. Depois de ter dado tudo certo com o teste de cor, passe a mistura no sofá com a ajuda de uma esponja ou pano multiuso. Faça movimentos suaves e circulares com foco nas áreas sujas.
  5. Para finalizar, retire todo o sabão utilizando um pano úmido e deixe o sofá secar em um local arejado.

Como acabar com as manchas do sofá?

Com o uso frequente do móvel, é comum que manchas acabem aparecendo ao longo do tempo. Para te ajudar, listamos algumas dicas de como acabar com essas manchas com uma limpeza caseira de sofá. Confira!

De caneta

Para tirar manchas de caneta de sofás de tecido, há duas formas de resolver isso:

  1. fazer uma solução de água, detergente e vinagre e aplicar delicadamente sobre o local danificado com um pano multiuso;
  2. utilizar um álcool líquido. Umedeça o pano com a substância e dê umas batidinhas sobre o risco de caneta. Em seguida, deixe a flanela apoiada na mancha por alguns segundos para que se absorva a tinta de caneta. O próximo passo é “encharcar” o local com água (para remover o excesso álcool) e, posteriormente, secá-lo com uma toalha limpa.

Para os sofás de couro, o procedimento é basicamente o mesmo. A única dica é aplicar um hidrante específico para couros no final do processo. Eles são apropriados para evitar o desgaste da superfície e também ajudam em quaisquer possíveis falhas do processo.

De vinho

Se o incidente tiver ocorrido há pouquíssimo tempo, aplique algumas folhas de papel-toalha sobre o local e remova o máximo possível do líquido. Depois, pegue o limão que estiver dando sopa na geladeira e esprema um pouco do seu suco sobre a marca de vinho.

Depois, vá até a cozinha, pegue um pouco de sal refinado e aplique no local, esfregando bem! O ácido do limão ajuda a dissolver a mancha, enquanto o sal absorve o líquido. Deixe agir por um tempo e depois lave com água e sabão.

De sangue

Seja ágil: esse é o primeiro passo! Assim que perceber a mancha, coloque um pano embebedado de água fria sobre o local e conte alguns minutos para poder retirá-lo. Se a mancha persistir, não se preocupe, há uma alternativa. Aplique sal refinado e deixe agir. Depois, lave-o com água e detergente, esfregando bem até a mancha desaparecer.

Porém, se a mancha já estiver seca há um tempo, utilize o bicarbonato de sódio. Em uma vasilha, misture o bicarbonato com água fria (colocando uma quantidade superior de água), umedeça um pano na solução e aplique sobre o local e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, pegue uma flanela umedecida com água gelada e remova o excesso. Basta esperar secar naturalmente e se deparar com um sofá limpinho novamente.

De gordura

Um pouco mais fáceis de limpar, as manchas de gordura podem ser removidas apenas com água e sabão. É bem simples. Basta pegar um pano – ou utilizar o lado fofinho de uma esponja – e passar sabão (pastoso ou líquido) até que se forme uma espuma. Depois de agir, limpe o local com um pano seco e não se preocupe mais com as gorduras.

Como tirar pelos de animais do sofá?

Remover os pelos do seu cachorro ou gato pode ser bem simples: com uma esponja, um pano ou um par de luvas úmidos, passe as mãos ao longo do tecido do sofá onde se encontram os pelos. O contato com o móvel mais a água causarão uma fricção, fazendo com que os pelos prendam no material e saiam aos poucos.

Você também pode utilizar uma fita adesiva e aplicá-la ao longo do tecido! E ah, também tem a clássica alternativa de passar o aspirador de pó! Todas as opções são bem práticas e valem a pena!

Viu como fazer a limpeza caseira de sofá? Como você percebeu, cada caso é um caso. Ainda assim, alguns truques ajudam a se livrar das manchas e dos odores no móvel. Por isso, aproveite cada dica para deixar o seu estofado mais limpo, bonito e aconchegante.