Limpeza

Limpeza de sofá sem sofrimentos: como se livrar de manchas e deixá-lo sempre impecável

Sofás de couro mancham com facilidade, por isso é preciso ser cuidadoso com a sua limpeza
Sofás de couro mancham com facilidade, por isso é preciso ser cuidadoso com a sua limpeza

O sofá definitivamente é um dos lugares favoritos da casa. Afinal, ele é ótimo para ver TV, ler um livro, tirar um cochilo ou simplesmente relaxar ao chegar do trabalho. E é justamente por ser muito usado que, por mais que você seja cuidadoso, ele acaba sujando. E se não tomar cuidado, com o tempo você vai ter um sofá manchado e com cara de acabado. Não é isso que a gente quer, certo? Para manter ele novo por mais tempo, aprenda diferentes maneiras de fazer sua limpeza:

De quanto em quanto tempo eu limpo o sofá?

Antes mais nada é importante saber a periodicidade dessa limpeza. De uma forma geral, 1 vez por semana é suficiente, mas esse valor pode ser maior ou menor, dependendo de quantas pessoas que moram contigo e do quanto o sofá é usado. Se vocês preferem ficar cada um no seu devido quarto é provável que a sala seja pouco usada, então pode limpar 1 vez a cada 15 dias. Já se a família curte se juntar pra ver TV e todo mundo come no sofá, limpar 1 vez por semana é o mínimo!

De olho na etiqueta

Sabe aquela etiqueta que vem junto com as roupas? Muita gente ignora a sua presença, ou mesmo a arranca sem dó nem piedade. Só que esse hábito é ruim, porque é justamente lá que temos a informação de lavagem do material. Ok, mas o que o sofá tem a ver com isso? Simples: ele também vem com essa etiqueta!

E em meio a tantos símbolos, a dica é ficar de olho nas letras, que aparecem dentro de um círculo. Ok, um deles não tem nada dentro, e neste caso representa a "lavagem a seco", mas essa é a exceção. E como cada letra tem um significado diferente, nós fizemos um resuminho delas para você não se perder. Se liga:

A: A lavagem deve ser feita a seco, com qualquer tipo de solvente.

P ou F: A lavagem também é a seco, desta vez com hidrocarboneto ou percloroetileno, respectivamente. Esse tipo de limpeza só é feito por profissionais.

X: Não lavar a seco. Na verdade o símbolo é um "x" cortando o círculo, para mostrar que esse tipo de lavagem é proibido.

W: Limpeza a úmido.

Percebeu que nem todo sofá você pode limpar em casa, certo? Nesses casos não tem jeito: é preciso levar as almofadas para uma lavanderia ou contratar uma empresa especializada. Já se estiver liberado limpar sem ter que levar para um profissional, basta seguir algumas dicas simples que o sucesso é garantido.

Aspirador de pó é solução prática para a limpeza do sofá

Não é todo mundo que tem um aspirador de pó em casa, mas se você possui um saiba que ele pode ser muito útil na limpeza do sofá. Aqui não tem mistério: é só aspirar e pronto! Só não se esqueça de virar bem as almofadas para limpar cada cantinho. Apenas isso vai permitir que você se livre dos ácaros. Se você mora com bichinhos o aspirador ainda é mais importante, porque ele vai ajudar a acabar com os pelos indesejados.

Cada material pede um tipo de cuidado

Pois é, além de seguir o que está na etiqueta é preciso prestar atenção ao tipo de material que você vai limpar. A dica do aspirador vale para todos, mas tirando isso cada caso é um caso. Mais uma vez, separamos os principais e o cuidado que você tem que ter com cada um. Dá uma olhada:

Tecido: Está liberado usar água na limpeza desse material! O ideal aqui é misturar o líquido com outros produtos, como álcool, vinagre ou até amaciante. Depois, coloque a solução em um pano limpo ou na parte macia da esponja e vá passando pelo sofá com cuidado. Em seguida é só passar um pano seco e esperar secar.

Camurça: Nem todo mundo sabe, mas a água apenas ajuda a estragar a camurça! Se for usar, que seja apenas em uma quantidade bem pequena e só se você precisar retirar alguma mancha. Caso contrário, a dica é usar uma escova própria para limpar camurça e passá-la em todo o sofá com frequência. Essa sugestão vale para todas as peças feitas com o material, então fique de olho!

Couro: Aqui é preciso ter bastante atenção, porque couro mancha com bastante facilidade. Por isso, de uma forma geral passe cuidadosamente um pano úmido com água e detergente. Para conservar o couro por mais tempo o ideal é aplicar vaselina a cada 3 meses, já que ela ajuda a hidratar o material e evita possíveis rachaduras.

Como acabar com as manchas do sofá

Como você já deve ter percebido, cada caso é um caso. Ainda assim, alguns truques bem gerais podem te ajudar a se livrar das manchas no sofá. Se o problema foi um líquido que caiu, antes de mais nada é preciso usar um papel toalha ou uma toalha de fato para tentar absorvê-lo o máximo possível.

Álcool ou vinagre branco são bons para tirar mancha de caneta, enquanto detergente é mais indicado para as de gordura ou de refrigerante. Lembre-se sempre de usar apenas um pano limpo ou a parte macia da esponja para espalhar o produto de limpeza pelo sofá. Seguindo essas dicas você vai poder dar adeus às manchas e curtir um sofá sempre limpinho.

Matérias: Limpeza

Ver mais