Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza de granito eficiente: aprenda a evitar as manchas no piso e a deixá-lo brilhando
Meu Lar 07/10/2019

Limpeza de granito eficiente: aprenda a evitar as manchas no piso e a deixá-lo brilhando

Fazer faxina na casa demanda certo trabalho, né? Quanto à limpeza dos pisos, em específico, existem algumas recomendações que precisam ser seguidas no dia a dia – água sanitária e outros produtos abrasivos (que são muito ácidos), por exemplo, devem ser evitados na lavagem de superfícies de pedra (como granito e mármore). Para que você não erre nesse quesito, nós separamos dicas certeiras para limpar piso de granito de forma eficiente. Confira já e coloque em prática!

Comece varrendo para tirar o excesso de poeira

Para iniciar a limpeza de qualquer tipo de piso – seja de madeira, cerâmica, vidro ou pedra – o mais importante é tirar o excesso de poeira. Para isso, utilize uma vassoura (de cerdas duras ou macias) e depois é só remover as sujeiras com a ajuda de uma pazinha. Outra dica interessante é recorrer ao aspirador de pó para tirar as sujeiras com maior rapidez e praticidade – neste caso, use aquelas pecinhas com cerdas macias, que servem justamente para evitar que o piso seja arranhado.

Solução de água com detergente neutro é boa para a lavagem

Na hora de lavar o granito, você também não precisa ter muita dor de cabeça. Basta preparar uma solução de água com detergente neutro e, então, esfregar o local com a ajuda de um mop ou esfregão específico. Assim, você consegue remover melhor as gorduras e sujeiras impregnadas. Essa é a melhor solução possível para usar na limpeza de superfícies de granito – já que é bem simples, eficiente e não degrada a pedra.

Além dos pisos de granito, muitas casas contam com bancadas de cozinha feitas do mesmo material. Neste caso, o ideal é recorrer aos mesmos cuidados: para lavar, use a solução de detergente neutro, esfregue com o lado macio de uma esponja e, depois, use um paninho de pia para secar e deixar a superfície perfeita. Não tem erro!

Faça a impermeabilização do revestimento a cada seis meses

Além de fazer essa lavagem superficial no dia a dia, é importante que você também recorra a um procedimento de impermeabilização a cada seis meses. Neste caso, existem produtos específicos que precisam ser utilizados, como o selador de granito.

Caso a aplicação seja feita em uma bancada de cozinha, você mesmo pode fazer o trabalho: comece vestindo luvas de proteção e, com um pincel, aplique o produto por toda a extensão do granito. Depois é só esperar secar e prontinho! Mas, caso a ideia seja impermeabilizar os pisos, o ideal é que a tarefa seja feita por um profissional, tomando maiores cuidados.

Veja mais